Boas Práticas Escolares - Gestores

 

Boas Práticas - Orientações

- Formulário - Boas Práticas Gestores

- Autorização de uso de imagem - Diretor e Coordenador Pedagógico

- Autorização de uso de imagem - Aluno

 

 

TEMA: Instrução aos pais e motivação aos professores

A equipe gestora da Escola Municipal América Sabino Coimbra, que atende 560 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de fortalecer a comunicação entre escola e família, produziu um vídeo explicativo com o propósito de sanar dúvidas sobre o funcionamento dos grupos de WhatsApp/linhas de transmissão e também acerca dos encaminhamentos das aulas remotas. Assim, esclarecimentos sobre o horário de atendimento das turmas, professores responsáveis pelos respectivos atendimentos, envio de foto dos alunos cumprindo as atividades, entre outros, são alguns dos recados enfatizados no vídeo. A equipe gestora entende que o vídeo às famílias com orientações claras e objetivas, instrui e atenua as dúvidas acerca das aulas remotas. Desse modo, já foi possível observar pela equipe gestora que desde a divulgação do vídeo, as dúvidas frequentes diminuíram e os pais/responsáveis já compreendem melhor o andamento das atividades remotas.

O recurso do vídeo foi utilizado pela equipe gestora em mais uma ocasião, no entanto, com outra intenção; a de agradecer e motivar seus professores. Nele cada um dos 39 professores da escola é reconhecido pelo seu empenho ao realizarem planejamentos e atendimentos remotos com cuidado, clareza e atenção necessários diante dos desafios postos pelo contexto de pandemia.

Link:


Vídeo desenvolvido pela equipe gestora da Escola Municipal América Sabino Coimbra para as FAMÍLIAS

 

 

Vídeo desenvolvido pela equipe gestora da Escola Municipal América Sabino Coimbra para os PROFESSORES

 

 


 

TEMA: Contação de História: o vírus Malvadão e as crianças poderosas

 

A Escola Municipal Carlos Dietz atende 315 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, e para incentivar a comunicação, ainda que remotamente, com todos os alunos e suas famílias, a gestora Vânia, juntamente com a colaboração de sua equipe, produziu um vídeo que conta uma história envolvente, intitulada “O vírus Malvadão e as crianças poderosas”.

O objetivo da história é tratar de aspectos referente a Pandemia e sua prevenção. De forma criativa e também muito instrutiva, a história transmite mensagens importantes que sensibilizam e conscientizam sobre o atual momento vivido. Toda a comunidade é convidada a ouvir e interagir com os personagens dessa incrível história contada de formada entusiamada pela gestora Vânia.

Ao final, a gestora incentiva os alunos a participarem de uma atividade que tem como objetivo promover o bem estar emocional. Assim, é solicitado que anotem os seus sentimentos e emoções em um diário, na intenção de fazer com que as crianças compartilhem suas histórias no retorno das aulas, o que poderá resultar em um incrível livro produzido por todos os super-heróis e super-heroínas da Escola Municipal Carlos Dietz. E como diz a história: “Vamos todos ficar bem”!  

 

Trabalho desenvolvido pela diretora Vânia Isabeli Talarico Freitas da Costa
Escola Municipal Carlos Dietz

 


TEMA: Cuidando da Articulação Família e Escola


A Escola Municipal Padre Anchieta atende 387 alunos da Educação Infantil ao 5º ano, e para promover uma melhor articulação com as famílias deles nesse período de aulas remotas, a equipe gestora tem utilizado algumas estratégias de comunicação, dentre elas, a produção de vídeos explicativos que são postados na página da escola no Facebook (clique aqui para acessar a página) e, também, no YouTube.
Os vídeos tem a intenção de reforçar a comunicação com os pais/responsáveis enfatizando as mensagens encaminhadas pelas linhas de transmissão via WhatsApp. Com uma linguagem acessível e afetuosa, a equipe gestora composta pela diretora Mariana e pela Coordenadora Pedagógica Cláudia, reitera nos vídeos a necessidade de manter os laços que integram escola e família com o objetivo de manter a qualidade do ensino, ainda que remotamente.
Nesse sentido, os vídeos possuem cunho orientador, explicativo, mas também transmitem agradecimentos aos pais/responsáveis e a equipe de professores da unidade escolar, pois todos contribuem para a superação dos desafios atuais impostos pela pandemia.
A equipe gestora acredita que ao transmitir vídeos sucintos, com mensagens claras, objetivas e motivadoras, além daquelas que já são encaminhadas pelo WhatsApp, contribui para que as famílias mantenham-se informadas sobre as ações da escola, bem como compreendam a organização do trabalho remoto proposto por ela. A comunicação aberta e afetuosa possibilita o fortalecimento de vínculos entre escola e família, uma conexão afetiva, o que é fundamental para práticas educativas de qualidade.
Essa prática que vem ocorrendo semanalmente desde o início das aulas remotas tem contornado a dificuldade de alguns pais em compreender certas informações contidas nos documentos. Além disso, as gestoras sinalizam que a utilização de vídeos como estratégia de comunicação expressa às famílias que ainda que distanciada fisicamente, a escola se faz presente.
Essa experiência tem proporcionado um crescimento profissional e pessoal a todos os envolvidos no processo educacional dos alunos.

 

Trabalho desenvolvido pela equipe gestora da Escola Municipal Padre Anchieta

 

 


TEMA: Aulas remotas com inovação: o google classroom 

Na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico as aulas remotas acontecem por meio da plataforma virtual Google Classroom, e a equipe gestora coordena o trabalho em torno das TDICs na intenção de conectar professores e alunos.

A integração de toda a equipe é fundamental para o sucesso do trabalho, e cada um tem papel decisivo para que o sucesso da ação fosse logo constatado.
A equipe gestora (diretora, vice-diretora, coordenadora pedagógica e secretário escolar) organiza a gestão de acesso e conexão de pais e professores à plataforma, bem como organiza a atuação do mediador da tecnologia na orientação aos professores e a conferência dos kits de estudos com instruções aos alunos.

Além disso, a coordenação pedagógica orienta as atividades docentes, cria slides para os pais informando sobre os procedimentos de acesso e intervém diretamente junto aos professores por meio de vídeo conferências, orientando sobre as diretrizes pedagógicas.

As professoras mediadoras de TDICs na escola exercem papel extremamente importante, pois garantem suporte técnico aos professores no âmbito da tecnologia, no ambiente virtual, o Google Classroom para a escola toda, favorecendo um trabalho coeso e muito integrado.

Os demais professores elaboram materiais de forma compartilhada, contribuindo no suporte às dúvidas na plataforma e auxiliam na preparação de materiais e atividades adaptadas.

Para implementação da ação, o primeiro passo foi mapear a conexão e posteriormente, definir a plataforma digital. No WhatsApp o professor envia áudio/ vídeo convidando para a interação na plataforma Google por meio do chip disponibilizado pela SME.

Os resultados são: mais de 92% dos 480 alunos matriculados tem acesso aos conteúdos por meio de celular. Os alunos que não postam as atividades propostas pelos docentes estão sendo monitorados por um grupo de professores, que se mobiliza para que estes também tenham acesso aos conteúdos trabalhados. Experiência de sucesso coletivo!

 Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico


Imprimir   Email