Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias

 

Serviço para a oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

Serviço realizado em parceria com a Cáritas de Londrina.

Endereço da Cáritas em Londrina:

Rua Emílio de Menezes, 205, Jardim Shangri-lá - 86070-590
Fone: (43) 3354-2853

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Centro POP

Localização

Endereço: R. Dib Libos, 25 - Centro

Telefone: (43) 3378-0417 ramal: 350

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

A unidade do Centro POP realiza os seguintes serviços:

 

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL.

Serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios pessoas e famílias em situação de rua, dentre outras. Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros. O Serviço deve buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.

 

SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA.

Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

 

O Centro POP atende a população em situação de rua com a perspectiva interdisciplinar, sendo:

 

Serviço Social: Realiza estudos sociais das situações trazidas pelas crianças, adolescentes ou pessoas adultas em situação de rua, visando a (re)organização de sua vida pessoal e social, oferecendo apoio que facilite o processo de superação da condição de vulnerabilidade apresentada, tais como, atendimento individual, grupal e familiar, regularização de documentação pessoal, concessão de passes urbanos e passagens, inclusão em abrigo, bem como em Programas de Transferência de Renda, tais como, Bolsas Capacitação, Auxilio, Família Acolhedora, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros. A dinâmica do atendimento envolve abordagens individuais e grupais; visitas domiciliares e institucionais; discussão de casos; articulação com a rede de serviços, bem como o levantamento e cadastramento dos recursos comunitários e institucionais e elaboração e participação em projetos, subprojetos e/ou programas afins.

Psicologia: Acompanhamento e atendimento individual e/ou grupal , participação em oficinas, visando o fortalecimento e melhoria da auto estima das pessoas atendidas, para que este consiga romper com a situação de risco social e pessoal vivenciada.

Terapia Ocupacional: Trabalha na promoção da autonomia das pessoas em situação de rua, na organização de sua rotina de vida, discutindo auto-estima, cuidados pessoais, relacionamento interpessoal, trabalho/escola e lazer. Atua também no meio familiar, social ou profissional da pessoa, aconselhando os familiares, cuidadores e pessoas diretamente vinculadas ao trabalho da pessoa . Trabalha com a construção de vínculos de pertencimento, como condição fundamental para o processo de inclusão social das pessoas atendidas.

Bolsa Auxilio Morador de Rua: Visa criar oportunidades de geração de renda para pessoas a partir de 16 anos com trajetória de rua, visando à superação dessa condição e o resgate de sua autonomia, bem como o resgate de convívio familiar e comunitário.

 

CREAS III - Atendimento à Criança e Adolescente vítimas de violência

Localização

 

Endereço: Av. Rio de Janeiro, 1288 - Centro

Tel:(43) 3378-0563 Ramal: 318

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



CREAS III - Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência

O CREAS- III integra a Política de Proteção Social Especial do município e tem como objetivo realizar atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas da violência, na faixa etária de 0 a 18 anos, bem como seus familiares, provenientes da área urbana e rural do Município de Londrina.

Público Atendido

  • Crianças e/ou Adolescentes vítimas de abuso sexual intra e extra familiar.
  • Crianças e/ou Adolescentes Vítimas de abusos físicos/ psicológicos/ negligência de natureza grave no contexto familiar.
  • Crianças e/ou Adolescentes envolvidos e/ou submetidos à ESCI (Exploração Sexual Comercial).
  • Adolescentes autores de violência sexual contra crianças.

CREAS II - Serviço de Proteção ao Adolescente

Localização

Endereço: Rua Rapouso Tavares, 828 Vila Larsen

Telefone: (43) 3378-0386 Ramal: 438

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

A unidade do CREAS II desenvolve os serviços abaixo relacionados:


SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS (PAEFI).

Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA (LA) E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE (PSC).

O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Deve contribuir para o acesso a direitos e para a resignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens.

CREAS IV - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos

Localização:


Endereço: Avenida Rio de Janeiro, 1560

Telefone: 3378-0405 Ramal: 375

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Exclusivo para o envio da ficha de notificação)

 

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS 4-  é um serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos que oferta atendimento, apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de violação de direitos que demandam intervenções especializadas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social. Compreende atenção e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social, sendo o público usuário, pessoas idosas e pessoas com deficiência (acima de 18 anos), independentes, e suas respectivas famílias, que estejam em situação de risco social por violação de direitos, intrafamiliar, como: Negligência e abandono; Isolamento; Violência física; Violência psicológica; Violência patrimonial e/ou financeira e violência sexual.