Perfil do Chefe da Pasta

 

Resultado de imagem para foto Caio Cesaro 

Caio Julio Cesaro


Nascido em Londrina, Caio Julio Cesaro é doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp (2007). Mestre em Comunicação e Mercado (2001) e especialista em Técnicas e Teorias da Comunicação pela Faculdade de Com. Social Cásper Líbero (1997). Graduado em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Estadual de Londrina (1995).

Seu principal trabalho acadêmico apresenta uma perspectiva técnica e crítica da aplicação da tecnologia na recuperação de acervos cinematográficos. É docente desde 1999. Ministra cursos e realiza palestras sobre a produção e a circulação audiovisual e a gestão de projetos culturais em cursos como PUC/Curitiba-PR (Comunicação, Cultura e Arte).

Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Teoria da Comunicação, Audiovisual (Cinema e TV), Gestão Cultural e Novas Mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas e teorias da comunicação, comunicação integrada, produção audiovisual, análise de imagem e som (cinema, publicidade e televisão), cultura digital, marketing na indústria cultural, gestão cultural e memória e identidade regional. De 2004 a 2013, trabalhou na Kinopus Audiovisual, ocupando diversas funções.É produtor de inúmeros filmes, premiados em diversos festivais nacionais e exibidos no exterior. Tem textos publicados em veículos como Revista de Cinema, Revista Filme Cultura e Ensaios Fotográficos.

De 2006 a 2013, foi coordenador de Comunicação e Circuitos da Programadora Brasil, ação realizada pela Cinemateca Brasileira, sendo responsável pelo cadastramento de mais de 1.500 pontos de exibição audiovisual de circuitos não comerciais de todo o país. A partir de 2010, integra o Conselho Editorial da Revista Alterjor, vinculada ao Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo da ECA/USP. Por 12 meses, entre 2013 e 2014, autou como Coordenador-Geral de Incentivo e Fomento às Atividades Audiovisuais da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Em 2017, foi convidado para assumir a Secretaria Municipal de Cultura.


Imprimir   Email