História

A cultura é um direito novo para os cidadãos brasileiros. Como política pública tem como objetivo valorizar, incentivar, difundir, defender e preservar as manifestações culturais, visando à realização integral da pessoa humana. Ela garante o acesso democrático aos bens culturais e o direito à sua fruição, fortalecendo os vínculos afetivos com a memória da cidade e estimulando atitudes críticas e cidadãs.


A Secretaria Municipal de Cultura, se formou a partir do antigo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, foi criada pela Lei nº 4945, de 09 de março de 1992. Ela é responsável pela gestão da política pública de cultura e sua atuação é determinada pelas diretrizes apontadas pelas Conferências Municipais de Cultura e apoiadas pelo Conselho Municipal de Política Cultural. Entre estas diretrizes estão: o estabelecimento de uma política municipal de cultura, a consolidação da participação social com os mecanismos dos Conselho e Conferência Municipais de Cultura e a criação/manutenção do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC.


Desde 2010, o Município de Londrina integra Sistema Nacional de Cultura com assinatura de Acordo Federativo com o Ministério da Cultura. E em 2012, como providência necessária à integração, foi promulgada a Lei 11.535, de 09 de abril de 2012, que institui o Sistema Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura. Atualmente está organizada em quatro diretorias (Ação Cultural, Bibliotecas, Incentivo à Cultura e Patrimônio Histórico ) e o Gabinete do Secretário para o atendimento dos diversos aspectos da gestão cultural.


A secretaria oferece atendimento direto na Biblioteca Pública Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, Biblioteca Ramal Pe. Adelino de Carli, Biblioteca Infantojuvenil, Biblioteca Especializada Francisca Campinha Garcia Cid, Museu de Arte de Londrina, Centro Cultural da Região Norte/Biblioteca Lupércio Luppi, Biblioteca CEU, e Biblioteca Eugênia Monfranati. Oferece ainda o fomento aos produtores culturais através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e a preservação do patrimônio cultural através do Fundo Municipal de Preservação.


Imprimir   Email