Serviços

SERVIÇOS MAIS ACESSADOS

Assuntos relacionados a asfalto/pavimentação

Conforme prevê o Decreto Municipal nº 1328 de 29 de outubro de 2019, os pedidos de Recape e “tapa-buraco”, deverão ser solicitamos através do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, ou presencialmente, comparecendo à Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, situada no Prédio Administrativo da Prefeitura de Londrina (Av. Duque de Caxias, 635).

  • Solicitações pelo Sistema Eletrônico de Informações – SEI: o contribuinte que não possui cadastro, deverá realizá-lo como “Usuário Externo”, através do link (https://www.londrina.pr.gov.br/menu-servicos-online-sei) e fazer o pedido utilizando o tipo processual "SMOP: Conservação Viária (Recape, Tapa-buraco)”.
  • Observação: em função das medidas de prevenção contra a COVID-19, a Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação estará realizando atendimento presencial somente com prévio agendamento.

Conforme prevê o Decreto Municipal nº 1549 de 04 de dezembro de 2019, os pedidos de Manutenções/Reparos/Reformas/Instalações diversas, que incluem, entre outros, manutenção de galerias pluviais, manutenção em meio-fio e calçada em áreas públicas, manutenções em bueiros (exceto limpeza, serviço  que deve ser solicitado à CMTU),  deverão ser solicitamos através do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, ou presencialmente, comparecendo à Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, situada no Prédio Administrativo da Prefeitura de Londrina (Av. Duque de Caxias, 635).

  • Solicitações pelo Sistema Eletrônico de Informações – SEI: o contribuinte que não possui cadastro, deverá realizá-lo como “Usuário Externo”, através do link (https://www.londrina.pr.gov.br/menu-servicos-online-sei) e fazer o pedido utilizando o tipo processual "SMOP: Manutenções/Reparos/Reformas/Instalações diversas(os)".
  • Observação: em função das medidas de prevenção contra a COVID-19, a Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação estará realizando atendimento presencial somente com prévio agendamento.

 

 Assuntos relacionados a aprovação de projetos, fiscalização de obras, fiscalização de calçadas e numeração predial (certidão de numeração/endereço)

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(43) 3372-4183 e 3372-4262

Assuntos relacionados à Loteamentos, subdivisão e anexação

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(43) 3372-4205 e 3372-4202


 ATENÇÃO

 Em função das medidas de prevenção contra a COVID-19, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação comunica que:

De acordo com a PORTARIA SMOP-GAB Nº 17, de 27 de abril de 2020, neste momento, somente a Praça de Atendimento 2, prestará atendimento presencial agendado.

agendamento prévio poderá ser realizado do link:

https://www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/agendamento/

Dúvidas, entre em contato pelo telefone (43) 3372-4216 - segunda-feira à sexta-feira, das 12h às 18h.


Sistema SEI – movimentação de  processos, através de usuário externo. https://www.londrina.pr.gov.br/menu-servicos-online-sei


E-MAILS PARA CONTATO COM OS SETORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E PAVIMENTAÇÃO:

Gabinete do Secretário

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Diretoria de Aprovação de Projetos

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Gerência de Pronto Atendimento

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Gerência de Avaliação de Projetos e Obras

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Setor de Emplacamento

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Diretoria de Loteamentos

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Gerência de Projetos e Acompanhamento de Obras

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Diretoria de Edificações Públicas

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Gerência de Iluminação Pública

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Diretoria de Projetos

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Gerência de Topografia

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Diretoria de Serviços Urbanos e Pavimentação

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Gerência de Laboratório

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Gerência de Pavimentação

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Gerência de Serviços Urbanos

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Diretoria de Gestão Administrativa

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Assessoria de Compras e Frotas

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Assessoria Financeira Orçamentária

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Assessoria de Gabinete

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Acesse os principais serviços desta secretaria através da Carta de Serviços

carta servicos

 

Perfil do Chefe da Pasta

 

JOÃO ALBERTO VERÇOSA SILVA

Currículo – Com formação em Engenharia Civil e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Verçosa ingressou na Prefeitura de Londrina em 1987 como engenheiro da COHAB, vindo a assumir a presidência do órgão de 2009 a 2012.

Na administração pública municipal ocupou diversas funções ao longo de sua carreira, como diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Também atuou na Vigilância Sanitária da Prefeitura e esteve à frente da Defesa Civil do Município. Assumiu a Secretaria de Obras em 17/07/2017.

 

Localização e Contatos - Sec. Obras e Pavimentação

 

LOCALIZAÇÃO: SEDE ADMINISTRATIVA - 1º ANDAR

Endereço: Avenida Duque de Caxias, 635 - Jardim Mazzei II  (Centro Cívico)
CEP: 86015-901- Londrina - Paraná
Fone: (43) 3372-4194
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Contato para E-mail: Eric ou Andreia

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Centro Administrativo): das 12h às 18h
Gerência de Pavimentação (Diretoria de Serviços Urbanos e Pavimentação): das 7h às 13h
Gerência de Serviços Urbanos (Diretoria de Serviços Urbanos e Pavimentação): das 7h às 13h
Gerência de Pronto Atendimento (Praça de Atendimento 2 - Térreo): das 12h às 18h

Como chegar (ônibus):

Centro para os Bairros: Linhas 202, 203, 206, 210, 212, 217, 222, 601 (Parador)
Bairros para o Centro: Linhas 202, 203, 210, 212, 217, 222, 601 (Parador)
Terminal Acapulco para o Hospital Universitário (HU): Linha 905
Hospital Universitário (HU) para o Terminal Acapulco: Linha 905

 

Gabinete do Secretário
Telefone: (43) 3372-4194
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Contato: Andreia Furuzawa Reis

Assessoria de Compras e Frotas
Telefone: (43) 3372-4192 / 3372-4291
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Contato: Roberto Simão Ávila

Assessoria Financeira Orçamentária
Telefone: (43) 3372-4198 / 3372-4225
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Contato: Eduardo Vinícius Antunes

Assessoria de Gabinete
Telefone: (43) 3372-4220
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Contato: Andreia Furuzawa Reis

 

Diretoria de Aprovação de Projetos
Telefone: (43) 3372-4262 / 3372-4183
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Contato: Ricardo de Almeida Barros Pedrosa

Gerência de Pronto Atendimento
Telefone: (43) 3372-4236
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Contato: Rodrigo Ferrari

Gerência de Avaliação de Projetos e Obras
Telefone: (43) 3372-4222 / 3372-4183
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Contato: Matheus de Melo Barbosa

Setor de Emplacamento
Telefone: (43) 3372-4221/3372-4384
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Contato: Advaldo Nascimento Teixeira

 

Diretoria de Loteamentos
Telefone: (43) 3372-4203
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Contato: Margareth de Almeida Pongelupe

Gerência de Projetos e Acompanhamento de Obras
Telefone: (43) 3372-4210
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Contato: Claudione Bruschi de Menezes

 

Diretoria de Edificações Públicas
Telefone: (43) 3372-4238
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Contato: Fernando Tunouti

Gerência de Acompanhamento de Edificações Públicas
Telefone: (43) 3372-4207
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Contato: José Eduardo Soncin

Gerência de Iluminação Pública
Telefone: (43) 3322-7175 / 3323-4726
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Contato: Fábio Simões Prado

 

Diretoria de Projetos
Telefone: (43) 3372-4211
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Contato: Fernando Lovel Bergamasco

Gerência de Orçamento de Obras
Telefone: (43) 3372-4208
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Contato: Márcia de Souza Uwai

Gerência de Topografia
Telefone: (43) 3372-4156
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Contato: Henrique Westin da Rocha

Coordenadoria de Serviços I - Topografia
Telefone: (43) 3372-4231
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Contato: Glauber de Mendonça

Coordenadoria de Serviços II - Topografia
Telefone: (43) 3372-4157
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Contato: Luciana Andrea Pires

 

Diretoria de Serviços Urbanos e Pavimentação
Telefone: (43) 3372-4180 / 3372-4185
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Contato: Haroldo Haruo Takaso

Gerência de Laboratório
Telefone: (43) 3342-2279
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Contato: Joaquim Alves de Oliveira

Gerência de Projetos e Obras de Pavimentação
Telefone: (43) 3372-4181
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Contato: João Valdir Marcucci

Gerência de Pavimentação
Telefone: (43) 3341-1195
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Contato: Claudio Mucin

Gerência de Serviços Urbanos
Telefone: (43) 3323-4080 / 3322-6763
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Contato: Flávio Marcos Bento Vendramini

Coordenadoria de Pavimentação I
Telefone: (43) 3341-1195
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Contato: Alex Okino

Coordenadoria de Pavimentação II
Telefone: (43) 3341-1195
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Contato: Luiz Alberto Ferreira de Lima

Coordenadoria de Serviços Urbanos
Telefone: (43) 3323-4080
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Contato: Daniel da Silva Pessoa

 

Diretoria de Gestão Administrativa
Telefone: (43) 3372-4197
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Contato: Eric Houti da Silva

Gerência de Apoio à Gestão
Telefone: (43) 3372-4291
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Contato: Ai Vanessa Haraguchi Morimitsu 

História

 

Em meados de 1934, a estrutura da Prefeitura era composta por Departamentos, conforme designação abaixo, no que se refere a obras e gerenciamento do espaço urbano.

1936: Departamento de Urbanismo, Obras e Viação;

1942: Diretoria de Obras e Viação;

1943: Departamento de Obras e Melhoramentos Públicos;

1953: Departamento de Obras e Viação;

1955: Departamento de Projeto e Urbanismo;

1961: Departamento de Obras e Planejamento.

A Lei 1.578 de 11 de Novembro de 1969, regulamentada pelo Decreto 562/69 de 31 de dezembro de 1969, pelo prefeito Dalton Fonseca Paranaguá (1969-1973) e modificada pela Lei 2.297/73, criou a Secretaria de Urbanismo, Obras e Viação. O primeiro Secretário nomeado foi Walter Knoll, que permaneceu durante o período de 1.969 à 1.973. Inicialmente a Secretaria era dividida em 03 departamentos: Departamento de Urbanismo, Departamento de Viação e Departamento de Edificações.

Em 19 de julho de 1973, através do Decreto 515/1973, fixado na Lei Municipal 2.269, de 13 de julho de 1973, foi o Executivo Municipal autorizado a construir um prédio em alvenaria de tijolos, medindo 468,83m², na Quadra 142, desta Cidade, para a instalação da Secretaria de Urbanismo, Obras e Viação, onde está instalada atualmente a Diretoria de Viação.

Pelo Decreto 182 de 02 de Abril de 1974, foi aprovado o regulamento da Secretaria de Urbanismo, Obras e Viação e através do Decreto 146 de 15 de fevereiro de 1973 foi nomeado o Engº Wilson Rodrigues Moreira como Titular da Pasta.


No referido documento, foram estabelecidas as seguintes atribuições:

  • Execução dos serviços atinentes a projetos de abertura e conservação de vias;
  • Edificação de próprios municipais;
  • Obras de arte;
  • Fiscalização de obras particulares e públicas, direta ou indiretamente;
  • Manutenção de indústria de artefatos de cimento e pré-moldados;
  • Supervisão das atividades técnicas e administrativas dos órgãos subordinadas.

A estrutura da Secretaria contava com a Divisão de Parques e Jardins com a responsabilidade de cuidar das áreas verdes, incluindo praças e arborização.Na gestão 1989 à 1992, essa atribuição foi transferida para a Secretaria de Serviços Públicos.

Em 1993 as estradas rurais deixaram de ser objeto de responsabilidade da Secretaria de Obras, passando se constituir atribuição da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Através da Lei 8.678 de 26 de dezembro de 2001 a Secretaria passou a ser denominada de Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação que foi regulamentada pelo Decreto 215 de 27 de Março de 2002. Na época foi extinto o PAVILON – Serviço de Pavimentação de Londrina, cujas atribuições foram assumidas pela referida Secretaria.

Através da Lei 2.138 de 08 de abril de 2013 foi aprovada pelo Decreto 291 de 15 de Março de 2013, o Regimento Interno da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. Foi extinta a Diretoria de Viação, cujas gerências foram assumidas pela Diretoria de Edificações Públicas e Diretoria de Serviços Urbanos e Pavimentação. Foi criada a Diretoria de Projetos; Assim como, algumas mudanças de denominação de Gerências e de Diretorias.

Foi aprovado pelo Decreto nº 1051 de 19 de agosto de 2016 o Regimento Interno da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. Sendo criada a Diretoria de Gestão Administrativa e a Gerência de Apoio a Gestão; assim como algumas Coordenadorias.

E pelo Decreto nº 1027 de 25 de agosto de 2017, foi aprovado o Regimento Interno da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. E através deste Decreto a Gerência de Topografia que pertencia à Diretoria de Loteamentos foi absorvida pela Diretoria de Projetos. Assim como alterações de denominação de Gerências e de Diretorias.

Neste contexto, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, diretamente subordinada ao Prefeito, tem como finalidade:

  • Conservar e manter a iluminação pública, bem como fiscalizar o fornecimento de produtos e a prestação de serviços por terceiros;
  • Edificar próprios municipais;
  • Executar os serviços de pavimentação, assim como as respectivas obras preliminares, galerias, guias e sarjetas e obras afins;
  • Executar serviços atinentes a projetos de abertura e conservação de vias municipais;
  • Executar, diretamente ou por empreitada, em território do município, os serviços de pavimentação, bem como das obras preliminares, tais como instalação de canteiros de obras, movimento de terra, meios-fios, galerias e outros;
  • Executar, direta ou por empreitada, em território do município, os serviços de manutenção da malha viária, tais como: recapeamento asfáltico, operação tapa-buracos, fechamento de valetas e outros;
  • Fiscalizar obras públicas e particulares, direta e indiretamente;
  • Manter a indústria de artefatos de cimento e pré-moldados;
  • Supervisionar as atividades técnicas e administrativas dos órgãos subordinados; e
  • Efetuar outras atividades afins no âmbito de sua competência.