Concurso de Remoção 2019 / 2020

 

EDITAL DE ALOCAÇÃO DOS PROFESSORES DE TESTE SELETIVO:

- PROEFD - Séries Iniciais Ensino Fundamental - Temporário

- PROEFI - Docência Educação Física - Temporário

- PROEIN - Docência Educação Infantil - Temporário

- PROTCEF - Professor Temporário do Campo de Educação Física e PROTCIF - Professor Temporário do Cmpo de Ensino Fundamental e Infantil

 

 

 

CONCURO DE REMOÇÃO 2019/2020

SOMENTE PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

 

Resultado Final do Concurso de Remoção 2019 /2020

- Resultado Remoção Geral - PROA01
- Resultado Remoção Geral - PEIA01 *
- Resultado Remoção Geral - PROA03

- Resultado Remoção de Excedentes - PROA01
- Resultado Remoção de Excedentes - PEIA01

- Resultado Remoção por Permuta - PROA01
- Resultado Remoção por Permuta - PEIA01
- Resultado Remoção por Permuta - PROA03

 

 * ERRATA - Remoção Geral PEIA01

 

Edital de Classificação e Reclassificação:

- Professor do Ensino Fundamental - PROA01 - reclassificação

- Professor da Educação Infantil - PEIA01 - reclassificação

- Professor de Educação Física - PROA03

  


PORTARIA DE REMOÇÃO - SME/GAB Nº 339/19, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2019


 

 

Boas Práticas Escolares - Gestores

 

Boas Práticas - Orientações

- Formulário - Boas Práticas Gestores

- Autorização de uso de imagem - Diretor e Coordenador Pedagógico

- Autorização de uso de imagem - Aluno

 

 

TEMA: Instrução aos pais e motivação aos professores

A equipe gestora da Escola Municipal América Sabino Coimbra, que atende 560 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de fortalecer a comunicação entre escola e família, produziu um vídeo explicativo com o propósito de sanar dúvidas sobre o funcionamento dos grupos de WhatsApp/linhas de transmissão e também acerca dos encaminhamentos das aulas remotas. Assim, esclarecimentos sobre o horário de atendimento das turmas, professores responsáveis pelos respectivos atendimentos, envio de foto dos alunos cumprindo as atividades, entre outros, são alguns dos recados enfatizados no vídeo. A equipe gestora entende que o vídeo às famílias com orientações claras e objetivas, instrui e atenua as dúvidas acerca das aulas remotas. Desse modo, já foi possível observar pela equipe gestora que desde a divulgação do vídeo, as dúvidas frequentes diminuíram e os pais/responsáveis já compreendem melhor o andamento das atividades remotas.

O recurso do vídeo foi utilizado pela equipe gestora em mais uma ocasião, no entanto, com outra intenção; a de agradecer e motivar seus professores. Nele cada um dos 39 professores da escola é reconhecido pelo seu empenho ao realizarem planejamentos e atendimentos remotos com cuidado, clareza e atenção necessários diante dos desafios postos pelo contexto de pandemia.

Link:


Vídeo desenvolvido pela equipe gestora da Escola Municipal América Sabino Coimbra para as FAMÍLIAS

 

 

Vídeo desenvolvido pela equipe gestora da Escola Municipal América Sabino Coimbra para os PROFESSORES

 

 


 

TEMA: Contação de História: o vírus Malvadão e as crianças poderosas

 

A Escola Municipal Carlos Dietz atende 315 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, e para incentivar a comunicação, ainda que remotamente, com todos os alunos e suas famílias, a gestora Vânia, juntamente com a colaboração de sua equipe, produziu um vídeo que conta uma história envolvente, intitulada “O vírus Malvadão e as crianças poderosas”.

O objetivo da história é tratar de aspectos referente a Pandemia e sua prevenção. De forma criativa e também muito instrutiva, a história transmite mensagens importantes que sensibilizam e conscientizam sobre o atual momento vivido. Toda a comunidade é convidada a ouvir e interagir com os personagens dessa incrível história contada de formada entusiamada pela gestora Vânia.

Ao final, a gestora incentiva os alunos a participarem de uma atividade que tem como objetivo promover o bem estar emocional. Assim, é solicitado que anotem os seus sentimentos e emoções em um diário, na intenção de fazer com que as crianças compartilhem suas histórias no retorno das aulas, o que poderá resultar em um incrível livro produzido por todos os super-heróis e super-heroínas da Escola Municipal Carlos Dietz. E como diz a história: “Vamos todos ficar bem”!  

 

Trabalho desenvolvido pela diretora Vânia Isabeli Talarico Freitas da Costa
Escola Municipal Carlos Dietz

 


TEMA: Cuidando da Articulação Família e Escola


A Escola Municipal Padre Anchieta atende 387 alunos da Educação Infantil ao 5º ano, e para promover uma melhor articulação com as famílias deles nesse período de aulas remotas, a equipe gestora tem utilizado algumas estratégias de comunicação, dentre elas, a produção de vídeos explicativos que são postados na página da escola no Facebook (clique aqui para acessar a página) e, também, no YouTube.
Os vídeos tem a intenção de reforçar a comunicação com os pais/responsáveis enfatizando as mensagens encaminhadas pelas linhas de transmissão via WhatsApp. Com uma linguagem acessível e afetuosa, a equipe gestora composta pela diretora Mariana e pela Coordenadora Pedagógica Cláudia, reitera nos vídeos a necessidade de manter os laços que integram escola e família com o objetivo de manter a qualidade do ensino, ainda que remotamente.
Nesse sentido, os vídeos possuem cunho orientador, explicativo, mas também transmitem agradecimentos aos pais/responsáveis e a equipe de professores da unidade escolar, pois todos contribuem para a superação dos desafios atuais impostos pela pandemia.
A equipe gestora acredita que ao transmitir vídeos sucintos, com mensagens claras, objetivas e motivadoras, além daquelas que já são encaminhadas pelo WhatsApp, contribui para que as famílias mantenham-se informadas sobre as ações da escola, bem como compreendam a organização do trabalho remoto proposto por ela. A comunicação aberta e afetuosa possibilita o fortalecimento de vínculos entre escola e família, uma conexão afetiva, o que é fundamental para práticas educativas de qualidade.
Essa prática que vem ocorrendo semanalmente desde o início das aulas remotas tem contornado a dificuldade de alguns pais em compreender certas informações contidas nos documentos. Além disso, as gestoras sinalizam que a utilização de vídeos como estratégia de comunicação expressa às famílias que ainda que distanciada fisicamente, a escola se faz presente.
Essa experiência tem proporcionado um crescimento profissional e pessoal a todos os envolvidos no processo educacional dos alunos.

 

Trabalho desenvolvido pela equipe gestora da Escola Municipal Padre Anchieta

 

 


TEMA: Aulas remotas com inovação: o google classroom 

Na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico as aulas remotas acontecem por meio da plataforma virtual Google Classroom, e a equipe gestora coordena o trabalho em torno das TDICs na intenção de conectar professores e alunos.

A integração de toda a equipe é fundamental para o sucesso do trabalho, e cada um tem papel decisivo para que o sucesso da ação fosse logo constatado.
A equipe gestora (diretora, vice-diretora, coordenadora pedagógica e secretário escolar) organiza a gestão de acesso e conexão de pais e professores à plataforma, bem como organiza a atuação do mediador da tecnologia na orientação aos professores e a conferência dos kits de estudos com instruções aos alunos.

Além disso, a coordenação pedagógica orienta as atividades docentes, cria slides para os pais informando sobre os procedimentos de acesso e intervém diretamente junto aos professores por meio de vídeo conferências, orientando sobre as diretrizes pedagógicas.

As professoras mediadoras de TDICs na escola exercem papel extremamente importante, pois garantem suporte técnico aos professores no âmbito da tecnologia, no ambiente virtual, o Google Classroom para a escola toda, favorecendo um trabalho coeso e muito integrado.

Os demais professores elaboram materiais de forma compartilhada, contribuindo no suporte às dúvidas na plataforma e auxiliam na preparação de materiais e atividades adaptadas.

Para implementação da ação, o primeiro passo foi mapear a conexão e posteriormente, definir a plataforma digital. No WhatsApp o professor envia áudio/ vídeo convidando para a interação na plataforma Google por meio do chip disponibilizado pela SME.

Os resultados são: mais de 92% dos 480 alunos matriculados tem acesso aos conteúdos por meio de celular. Os alunos que não postam as atividades propostas pelos docentes estão sendo monitorados por um grupo de professores, que se mobiliza para que estes também tenham acesso aos conteúdos trabalhados. Experiência de sucesso coletivo!

 Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico

Cadastro HE 2020

 

Cadastro de professores da Rede Municipal de Ensino interessados em HE no ano de 2020:

 

- Clique aqui para efetuar o cadastro

 

 

Diretor(a) clique aqui para ver relação de interessados.

Transporte Escolar

 

De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205, todos os brasileiros têm direito à educação, sendo dever do Estado e da família promove-la e incentivá-la com a colaboração da sociedade. Para os estudantes residentes na área rural, o Transporte Escolar Rural é fundamental para que se garanta o acesso e permanência nas escolas. 

A Constituição também garante, ao estudante, em seu artigo 208, o direito de usufruir de transporte escolar gratuito, cabendo ao Poder Público a obrigação de oferecer este serviço com qualidade e segurança, através de regras que estabeleçam como, onde e a quem deve atender o transporte escolar rural, através de assistência financeira do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e de programas específicos:

PNATE – Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar

– PETE – Programa Estadual de Transporte Escolar.

O transporte escolar é fundamental para facilitar o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas, especialmente aqueles residentes em áreas rurais. Por isso, todas as ações que visam a melhoria das condições do serviço ofertado, são relevantes para o aprendizado dos alunos que dele fazem uso, contribuindo para o desenvolvimento da educação nacional.

Na cidade de Londrina, a Secretaria Municipal de Educação, vem através das linhas de transporte escolar, ofertar gratuitamente transporte escolar aos alunos da rede Estadual e Municipal, promovendo a melhoria qualitativa no nível de ensino rural e urbano.

O transporte escolar tem prestado relevantes serviços em prol das comunidades escolares, haja vista que beneficia mais de 4500 escolares diariamente, onde são transportados de algumas áreas urbanas, sítios, chácaras e fazendas, através de linhas de ônibus, micro-ônibus e utilitários, veículos esses que percorrem mais de 8.000 quilômetros diários nos períodos matutino, vespertino e noturno.

 

Central de Vagas

 central vagas

 

CENTRAL ÚNICA DE VAGAS EM CRECHES DE LONDRINA

 

Atendimento de CRIANÇAS dea 3 ANOS nascidas entre 01/04/2016 e 2020

Os cadastros serão realizados somente com dia e horário agendados

 

DOCUMENTOS 

TRAZER CÓPIAS E ORIGINAIS

(download dos documentos necessários em pdf - 231kb)

 

Os documentos em asterisco (*) são obrigatórios, a falta desses NÃO será efetuado o cadastro.

 

→ CRIANÇA(S)

* CERTIDÃO DE NASCIMENTO ou RNM (Registro Nacional Migratório) para crianças nascidas no exterior - documento expedido pela Policia Federal.

* TERMO DE GUARDA/TUTELA DE GUARDA (definitivo ou provisório) – em casos especiais/acolhimento

NIS (Número de Inscrição Social) da criança e do responsável (família cadastrada no CRAS).

CARTÃO DO SUS da criança, se tiver.

* LAUDO MÉDICO em caso da criança ou outro membro da família moradora na mesma residência ser diagnosticadas com necessidades especiais, apresentar a cópia do laudo médico constando assinatura do médico / nº CID e CRM do profissional, com data máxima de 6 meses, (sem ferir a Lei 13.431 de 06/07/15),

 

→ RESPONSÁVEIS


* RG e CPF ou CNH (carteira de motorista) dos adultos que moram com a criança.

* PAIS MENORES DE IDADE (18 ANOS), deverão estar acompanhados pelos responsáveis (adultos) na efetuação do cadastro.

* COMPROVANTE DE RENDA de todos que trabalham e moram com a criança:

* Registro em carteira ou 2 últimos holerites;

Obs: Na carteira de Trabalho – tirar fotocópia da página da foto, verso, registro atual e atualização de salário (Trabalhador deve conferir se a página da Atualização de salário foi preenchida pelo empregador, caso contrário, solicitar ao mesmo, a fim de trazer o documento com o valor do salário atualizado.

* Declaração de Trabalhador(a) Autônomo(a) ou Freelancer (clique aqui), parentes não podem assinar como testemunhas;

* MEI (Microempreendedor Individual), se tiver, juntamente com a Declaração de Autônomo;

* Prestador de serviços: Declaração da pessoa a quem presta serviços, assinada e datada, com dados da empresa (papel timbrado; carimbo; CNPJ), constando dias, horários de trabalho e valor pago mensal;

* Desempregado: Apresentar Carteira de Trabalho (fotocópia da página da foto, verso, e último registro);

* Aposentados, pensionistas ou trabalhadores com auxílio doença: 2 últimos extratos bancários.

 

→ MORADIA


* COMPROVANTE DE ENDEREÇO: Talão da SANEPAR ou COPEL (com nome dos responsáveis) ou CONTRATO DE LOCAÇÃO (página com o nome do locatário(a), valor do aluguel e endereço).

Obs: Caso NÃO esteja em nome do responsável, o talão da COPEL ou SANEPAR, será obrigatória a apresentação de alguma correspondência em nome do mesmo (contas: de telefone, banco, internet, faturas de lojas, SERASA, INSS, FGTS e outros).

Obs: A família moradora em ASSENTAMENTO/ INVASÃO deverá trazer a folha resumo do CRAS.

* COMPROVANTE DE MORADIA:

* Alugada: Recibo ou contrato de locação (página com o nome do locatário(a) e valor do aluguel).

* Financiada: Comprovante de pagamento (2 últimos extratos bancários ou demonstrativo das prestações);

* Cedida ou própria: Informar ao servidor no momento da entrevista.

 

 → CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

CB - 01/04/2019 e 2020 / crianças de 0 a 1 ano
C1 - 01/04/2018 a 31/03/2019 / crianças de 1 a 2 anos
C2 - 01/04/2017 a 31/03/2018 / Crianças de 2 a 3 anos
C3 - 01/04/2016 a 31/03/2017 / Crianças de 3 a 4 anos (completados após 1° de abril de 2016)

 

Secretaria de Educação / Central Única de Vagas em Creches de Londrina
Rua Benjamin Constant, 800 / Centro (acesso pela viela ao lado do Museu Histórico)
Atendimento ao público: Segunda a Sexta-feira das 7h30 às 17h30
Telefones: (43) 3375-0220 / 3375-0282
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.