E. M. Atanázio Leonel

23 A 25 – PRÁTICA PEDAGÓGICA
26 – INÍCIO DO PERÍODO LETIVO

FEFEREIRO
2 A 9 - REUNIÃO DE PAIS E APRESENTAÇÃO DA ROTINA ESCOLAR.

al atividades

Alunos da Educação Infantil desenvolvem atividade sobre sua identidade.

Os alunos do P4A e do P4B estão trabalhando o tema identidade e dentro do objetivo de se reconhecer no ambiente social, a utilização de fotos pode ser amplamente aproveitada pelo professor.
Este recurso visual promove situa​​ções de interação, reconhecimento e construção da auto-imagem, favorece as trocas e a percepção do outro, das igualdades e diferenças, e consequentemente, de si.
Assim os alunos com auxilio e orientação da professora produziram cartazes riquíssimos com suas fotografias e pintura com tinta, a produção ficou exposta na escola para apreciação dos demais alunos.

Segundo ano estuda sobre o Corpo Humano

A professora Eliane juntamente com seus alunos do 2° ano D trabalharam durante as últimas semanas com um projeto Corpo Humano.
No projeto as crianças puderam perceber as partes do seu corpo e seus sentidos. Foram desenvolvidas atividades como lista de palavras, desenhos, contagem e esquema temporal com base nas atividades que desenvolvemos durante os períodos da manhã, tarde e noite.
Ao finalizar o projeto a professora abordou como o ser humano é por dentro e os alunos construíram esqueletos utilizando cotonetes para representar o sistema ósseo humano, suas articulações e movimentos.

Apresentação Cultural - O Carnaval e sua origem

Na sexta feira, 24/02/2017 que antecedeu ao Carnaval nossos alunos puderam conhecer um pouco mais da história desta festividade.
Na ocasião os alunos do 5º Ano A, matutino, orientados pela professora Rosely apresentaram para toda a escola a origem desta festa e sua evolução ao longo dos anos.
O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII. No início, as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias. Posteriormente, passaram a ser realizadas nos clubes, onde eram tocadas as marchas, os sambas e os frevos preparados para os festejos.
Assim nossas crianças puderam experimentar na prática um pouco da cultura popular brasileira presente em grandes cidades do nosso pais como, Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro entre outros.
No período da tarde, os alunos do 4º ano A, da professora Juliana Marchiore, apresentaram uma música sobre esta festa popular.​​​​

Escola faz passeata contra o Aedes Aegypti
Na manhã do dia 14/03 cerca de 90 alunos dos 5º anos, participaram de uma caminhada educativa de conscientização sobre a Dengue e o descarte do lixo, acompanhados pela Direção, Supervisão e professores.
Os alunos realizaram a limpeza de alguns resíduos que podem acumular água e que foram descartados nas ruas do assentamento que fica próximo a escola. Também foi feito a entrega de panfletos educativos para os moradores a fim de conscientiza-los. A ação foi uma parceria entre a escola e a as agentes de endemias que trabalham no bairro.​

MARÇO

14 - DIA NACIONAL DA POESIA
31 – PRÁTICA PEDAGÓGICA

foto2

Alunos do 2º ano realizam atividade Educativa sobre o Tangram

Durante as últimas semanas os alunos dos segundos anos têm realizado atividades educativas na sala de Multimídia com a intenção de aproximar os recursos tecnológicos com as atividades em sala de aula.
A professora Luana Cardoso, regente da sala de multimídia, desenvolveu um trabalho de ensino sobre o Tangram, visando estimular o raciocínio lógico da criança aliado a utilização de recursos manipuláveis e digitais.

foto3  foto4

Trabalho com Gênero Textual

foto1

A Turma do 1º ano B, da Professora Elaine, realizou um trabalho a partir do livro “Maria vai com as outras”, da escritora e ilustradora Silvia Orthof. A turma fez a leitura e interpretação oral, em seguida, fizeram o registro da capa de livro, e para finalizar fizeram também o desenho da ovelha Maria utilizando a colagem com algodão.

13 - CAÇA AO NINHO DO COELHINHO – PÁSCOA
18 - DIA NACIONAL DO LIVRO
29 – CONSELHO DE CLASSE

al livroinfantilHomenagem ao dia do livro infantil, 18 de abril.

Na semana do dia 18 de abril a escola a partir do projeto palavras andantes, conduzido pela professora Maria Inês Ribeiro, comemorou-se o dia do livro infantil homenageando grandes autores brasileiros responsáveis pela literatura infantil nacional, em especial Monteiro Lobato.
Durante a semana também tivemos em nossa escola uma apresentação teatral, recebemos a presença da boneca Emilia, caracterizada pela professora Luana Cardoso dos Santos, que apresentou de forma breve e dinâmica um pouco sobre a história do sítio e seus personagens principais.
Foi uma diversão e as crianças puderam se envolver neste mundo mágico dos livros, que permite explorar os limites da imaginação e da fantasia. Veja as fotos!

MAIO
12 – COMEMORAÇÃO DIA DAS MÃES
26 – PRÁTICA PEDAGÓGICA
29 A 02/06 - SEMANA DO MEIO AMBIENTE

JUNHO
07 A 09 – AVALIAÇÃO SISTÊMICA MUNICIPAL
30 – CONSELHO DE CLASSE

JULHO
07 – FESTA JULINA
07 – TÉRMINO DO PERÍODO LETIVO
24 – PRÁTICA PEDAGÓGICA
25 – INÍCIO DO PERÍODO LETIVO

14 A 18 - SEMANA DA FAMÍLIA.
22 – FOLCLORE (EXPOSIÇÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELAS TURMAS)
21 – PALESTRA COM A CMTU SOBRE A CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO (4º E 5º ANOS)
25 – PRÁTICA PEDAGÓGICA

SETEMBRO