ambiente

O PROCON-LD foi criado através da Lei Municipal nº 5.154, de 27/08/1992, que instituiu uma pequena estrutura, capaz de apenas de prestar orientações e realizar a intermediação de conflitos na área das relações de consumo.

Criado sob a forma de Coordenadoria Municipal, o PROCON-LD atuou em colaboração com outros órgãos municipais, estaduais e federais, buscando sempre harmonizar as relações de consumo, porém, não contava ainda este órgão com poderes suficientes para a efetiva defesa e proteção do consumidor. Não era de competência do PROCON-LD a autuação dos estabelecimentos que descumprissem as normas consumeristas, sendo que por este fato, o órgão acabava por cair em descrédito com a população, posto que a mesma não visualizava de forma mais concreta a atuação do PROCON-LD.

No ano de 2003, passou o PROCON-LD a contar com a atribuição legal de poder de polícia, não necessitando dessa forma de outros órgãos para a persecussão de seus objetivos, conseguindo assim uma maior independência funcional.

Dessa forma, foi criado o PROCON-LD – Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, através da Lei Municipal nº 9291/2003, visando a implementar a Política de Proteção aos Direitos do Consumidor no Município, no sentido de uniformizar os serviços de orientação, proteção, educação e defesa do consumidor, a partir do serviço público municipal, bem como, contribuir para modernizar e harmonizar as relações entre fornecedor e consumidor, como forma de fortalecer a cidadania.

Com muito esforço e dedicação, objetivando um melhor funcionamento do PROCON-LD, foi elaborada e aprovada a Lei Municipal nº10.830, de 18 de dezembro de 2009, que criou uma assessoria executiva, uma diretoria e duas gerências, possibilitando uma melhor distribuição das atividades do órgão em setores.

Ontem, hoje e sempre que necessária sua atuação, o PROCON-LD se compromete a atuar sempre de forma rápida, efetiva, séria e justa, propiciando aos cidadãos consumidores uma Londrina sempre melhor.

PROCON-LD