Biblioteca Pública Municipal "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza"

biblioteca_municipalCriada em 23 de novembro de 1940, pelo Decreto nº 78, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina foi somente inaugurada em 04 de setembro de 1951. Recebeu o nome de Biblioteca Pública "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza", pelo Decreto nº 114 de 1974.

Depois de ter suas instalações transferidas para diversos locais, a Biblioteca Pública, a partir de 1984, passou a funcionar na Av. Rio de Janeiro, 413, prédio do antigo Fórum, cedido pelo governo estadual, onde permanece atualmente.
Esta mudança proporcionou a criação da Biblioteca Infantil Municipal de Londrina, do Teatro Zaqueu de Melo (antigo tribunal do júri do Fórum) além de oferecer melhores condições de atendimento ao usuário. No ano de 2016 a Biblioteca Infantil foi transferida para o prédio sede da Secretaria Municipal de Cultura (antiga Casa da Criança) devido à necessidade de contar com uma estrutura mais ampla para melhor atender seus leitores.

Atualmente, a Biblioteca conta com vários espaços para estudo e um grande acervo de livros, apostilas e materiais de referência, que podem ser utilizados para consultas e estudos no local. O usuário também pode realizar o empréstimo domiciliar de livros. Para isso é necessário fazer o cadastro de identificação do usuário e um cartão de empréstimos. A Biblioteca possui, ainda, o setor da Hemeroteca, que arquiva as notícias de jornais por assunto, o setor de Periódicos, o Arquivo Retrospectivo e a Biblioteca João Milanez (Sala Londrina/Paraná), que conta com um acervo especializado da história local.

interiorbiblioteca

Além destes espaços, a Biblioteca também oferece serviços à população, como a dispon ibilização de computadores no Telecentro Comunitário, que permite o acesso gratuito à internet, e também o Mural de Empregos, onde são informadas as vagas de empregos de classificados de jornais e também as vagas disponibilizadas pela Agência do Trabalhador - SINE/SMTER.

No ano de 2017, foram implantados o projeto “Literatura na Biblioteca”, que disponibiliza à comunidade palestras e círculos de debates acerca das obras literárias solicitadas no vestibular da UEL, o projeto “Toda quinta tem história”, onde voluntários realizam, nas bibliotecas do SBPML, a contação de histórias infantis para as crianças das comunidades da região, o projeto “Estreia na Biblioteca”, que disponibiliza os títulos inéditos no acervo da Biblioteca Pública às quintas-feiras.

Em março de 2018, foi lançado o Catálogo Online das Bibliotecas Públicas Municipais, que permite aos cidadãos realizarem a pesquisa de livros e demais materiais que compõem o acervo das Bibliotecas Públicas Municipais sem sair de casa, por meio do endereço: bibliotecas.londrina.pr.gov.br. Em breve, o catálogo também permitirá que o usuário reserve e/ou renove seus livros diretamente pelo site. O lançamento do catálogo faz parte do processo de informatização das Bibliotecas Públicas de Londrina, por meio da implantação do sistema SOPHIA Bibliotecas, e a sua realização é fruto do trabalho da equipe da Diretoria de Bibliotecas, composta por técnicos e bibliotecários.

Biblioteca Pública Municipal "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza"

Endereço: Av. Rio de Janeiro, 413 – Centro

Fone: (43)3371-6500

Atendimento: Segunda à sexta, das 07h30m às 19h00m.

Diretora: Leda Maria Araújo

Para visitar a página da Biblioteca clique aqui.