Biblioteca Pública

biblioteca_municipalCriada em 23 de novembro de 1940, pelo Decreto nº 78, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina (BPML) foi somente inaugurada em 04 de setembro de 1951. Recebeu o nome de Biblioteca Pública "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza", pelo Decreto nº 114 de 1974.

Depois de ter suas instalações transferidas para diversos locais, a Biblioteca Pública, a partir de 1984, passou a funcionar na Av. Rio de Janeiro, 413, prédio do antigo Fórum, cedido pelo governo estadual, onde permanece atualmente.
Esta mudança proporcionou a criação da Biblioteca Infantil Municipal de Londrina, do Teatro Zaqueu de Melo (antigo tribunal do júri do Fórum) além de oferecer melhores condições de atendimento ao usuário.

A Biblioteca Pública possui atualmente um acervo variado destinado à consulta do público em geral. Entre os serviços prestados destacam-se o empréstimo domiciliar, o setor de Difusão Cultural responsável pela promoção de eventos; a Sala Londrina - Paraná coleção sobre a história local, e a Biblioteca Infantil que reune uma coleção voltada ao atendimento de crianças em suas pesquisas escolares e literatura (livros e gibis) que propicia a criação do hábito de leitura e quanto ao uso de bibliotecas, as Bibliotecas Sucursais são em número de 42 e localizam-se em escolas municipais tanto na zona rural quanto urbana e o atendimento é aberto à comunidade.

interiorbibliotecaA Biblioteca Pública destaca-se pelo Mural de Empregos que reune informações sobre ofertas de empregos na cidade e região.

Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriatto Parigot de Souza

Endereço: Av. Rio de Janeiro, 413 – centro

Fone: (43)33716500

Atendimento: Segunda à sexta das 8:10h as 17:50h sábados das 8:10h as 12:50h

Diretora: Rosangela Mello

Para visitar a página da Biblioteca Clique aqui.