Programa de educação empreendedora realiza capacitação com professores municipais

Nesta terça (12), 30 professores de projetos da rede municipal farão curso do Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos

Para oferecer a educação empreendedora nas 85 escolas municipais, 30 professores participam, nesta terça-feira (12), de capacitação sobre o Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR), e promove, de forma interdisciplinar, projetos que desenvolvam as características empreendedoras nos alunos.

O encontro desta terça-feira (12) terá a participação dos professores de projetos, e irá ocorrer na sede do SEBRAE-PR, pela manhã e tarde. O endereço é Avenida Santos Dumont, 1.335.

Segundo Carla Cordeiro, responsável pelos projetos pedagógicos da SME, o JEPP é desenvolvido durante o ano letivo, com alunos de 1º ao 5º ano. “Nesta primeira etapa, participam os professores de projetos, que atuam em 30 unidades escolares, e serão abordadas as metas para 2019. Em breve, haverá capacitação com os coordenadores pedagógicos, que vão repassar as informações aos professores das demais escolas”, explicou.

Carla considerou que a formação oferecida pelo JEPP aos alunos da rede municipal de ensino é um diferencial na vida dos estudantes. “É um programa que inclui todas as áreas de conhecimento trabalhadas pelo professor em sala de aula, e cada ano do Ensino Fundamental trabalha com um curso diferente. Para o 1º ano, o trabalho é voltado para ervas aromáticas; 2º ano, temperos naturais; 3º ano, brinquedos de materiais recicláveis; 4º ano com prestação de serviço e, no 5º ano, alimentos e sabores”, detalhou.
Além da formação, o SEBRAE-PR oferece também o material didático utilizado por alunos e professores.

Nas culminâncias do JEPP, as escolas promovem feiras abertas a toda comunidade, que poderá conferir os tópicos aprendidos pelos alunos, e também os materiais e serviços produzidos por eles. “E na edição deste ano do Londrina Mais, o sábado será voltado para empreendedorismo, com enfoque no JEPP. As escolas farão apresentação dos seus projetos, e a venda dos produtos nesse dia”, adiantou Carla.

Núcleo de Comunicação