UBS da região sul realiza palestra com dicas para combater o avanço da dengue

Atividade, que integra a programação especial do “Carnaval sem Dengue”, irá ocorrer nesta quinta-feira (14)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Itapoã realiza, nesta quinta-feira (14), atividade especial que integra a ação “Carnaval Sem Dengue”. Dado o grande número de casos confirmados e suspeitos de dengue na região sul, a equipe vai oferecer uma palestra aos participantes do grupo de Dançaterapia, explicando como é possível prevenir a doença, e impedir a proliferação do Aedes aegypti, que é o agente transmissor. A atividade começa às 8h30, no salão da Paróquia São Lourenço, localizada na Rua Augusto Galo, 88.

Segundo a farmacêutica residente da UBS Itapoã, Kamille Sagrilo, quem irá conduzir a palestra é a agente em Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Gomes Torquato. A farmacêutica contou que o grupo de Dançaterapia conta com aproximadamente 50 participantes, entre homens e mulheres. “Nossa expectativa é sensibilizar e orientar a população, já que a nossa região é onde tem o maior número de casos confirmados de dengue em Londrina. E, na nossa unidade, a demanda de pacientes suspeitos também está grande”, comentou.

Kamille acrescentou que a palestra deve esclarecer a comunidade sobre a importância dos cuidados nos imóveis, evitando acúmulo de água em objetos que podem se tornar criadouros do Aedes. “Será uma conversa para sensibilizar essas pessoas, com uma abordagem que facilite a compreensão deles. Nossa intenção é que possam aprender sobre as medidas essenciais que cada um pode fazer para combater a proliferação do mosquito, principalmente cuidando do lixo e rejeitos das suas casas. Queremos, com isso, ressaltar a importância dessas atitudes para impedir novos casos da doença”, frisou.

Após a palestra, serão entregues encartes oferecidos pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), contendo um check-list que indica os pontos que podem acumular água, e se tornarem criadouros do mosquito transmissor da dengue. Também há uma versão disponível na página da Secretaria Municipal de Saúde, que pode ser acessada no link http://bit.ly/ChecklistDengue . A vistoria leva, em média, dez minutos para ser completada, e a orientação é que seja realizada ao menos uma vez por semana.

A UBS Itapoã fica situada na Rua Benedito José Theodoro, 258.

Núcleo de Comunicação