Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Município apresenta campanha “Juntas Somos Mais”

Share

abertura.semana.mulher.VP

 

Intenção é unir representantes de todos os segmentos sociais em prol da disseminação dos direitos das mulheres

Nesta sexta-feira (8), às 9 horas, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) apresentou a campanha “Juntas Somos Mais”, em comemoração à 27ª Semana Municipal da Mulher. A solenidade foi no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, localizado no segundo andar da Prefeitura de Londrina na Av. Duque de Caxias, 635.

abertura.semana.mulher.V2O objetivo da campanha é chamar as entidades, os movimentos sociais e as instituições ligadas aos diversos segmentos sociais para unir forças em prol do fortalecimento de políticas e ações preventivas e de conscientização dos direitos das mulheres. “Queremos estar com os segmentos para não só disseminarmos informações, mas também somarmos nas ações e projetos voltados para a mulher, seja em capacitações, formações ou palestras, assim ampliando as ações preventivas e também as protetivas”, explicou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura.

Segundo o prefeito, a campanha visa levar a informação para as comunidades, bairros e distritos do município para que as pessoas entendam seus direitos e busquem colocá-los em prática. “Nós somos 10 mil servidores, mas somos em quase 600 mil londrinenses. A união de todos é que vai proporcionar a construção de uma cidade melhor, por isso, nós do poder público temos que levar as ações e as atividades até a ponta, que são as pessoas que estão nos bairros e nos distritos, pois ainda há quem não saiba quais são seus direitos. Se um falar para o outro conseguiremos empoderar as mulheres”, disse Marcelo.

Com a campanha, o Município espera conseguir parcerias para executar trabalhos e ações em torno dos direitos das mulheres, visando à promoção da igualdade de oportunidade e de espaços para o fortalecimento da mulher, assim como iniciativas para o combate de todas as formas de violência (sexual, moral, psicológica, física, financeira e outras) e de preconceitos e discriminação. As entidades que desejam ser parceiras nesta campanha precisam entrar em contato com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, que fica na Rua Valparaíso, 189, no Parque Guanabara ou pelos telefones (43) 3378-0113 ou (43) 3378-0119.

Algumas instituições já se colocaram à disposição para contribuir e devem participar das ações da 27ª Semana Municipal da Mulher. Algumas dessas são a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Coletivo Feminista Classista Marielle Franco e o Poder Judiciário, que realizarão oficinas, palestras e reforçarão atividades que já vem sendo realizadas.

A juíza titular da 6ª Vara Criminal de Londrina, Zilda Romero, disse que é trata-se de uma campanha muito importante, porque a Justiça, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, precisa ir na periferia e nos bairros. “As mulheres sabem que tem a Lei Maria da Penha, mas não entendem seu conteúdo e muitas não sabem quais são seus direitos. A orientação e divulgação é muito importante para trabalharmos em rede, pois só enfrentaremos a violência contra a mulher com esse trabalho, envolvendo a sociedade e todos seus segmentos”, defendeu.

abertura.semana.mulher.V4

Certificados - Além do lançamento da campanha, durante a solenidade, 85 mulheres que representam entidades sociais de Londrina receberam certificados de agradecimento pelo seu destaque e esforço na busca pelos direitos das mulheres. O número deu-se em comemoração ao aniversário de 85 anos que Londrina completará em dezembro deste ano.

Foram homenageadas mulheres de diferentes segmentos, como: religiosos, segurança, política, artes, saúde, educação, beleza, mídia e meios de comunicação, conselhos municipais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rotary Club, Associação de Mulheres de Negócios e profissionais de Londrina, Organizações Não Governamentais (ONGs), Ministério Público do Paraná (MP/PR), Poder Judiciário, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Observatório de Gestão Pública, patronato, atletas, servidoras municipais, profissionais de reciclagem, campo, indígenas, entidades de proteção aos animais, entre outras.

Estiveram presentes entre as autoridades, o prefeito Marcelo Belinati e sua esposa Carla Martins, o vice-prefeito João Mendonça e sua esposa, Edna Maria Gandoti da Silva, a delegada da Mulher, Carla Gomes de Melo, a promotora de Justiça do MP/PR, Suzana Feitosa Lacerda, a Juíza titular da 6ª Vara Criminal de Londrina, Zilda Romero, a juíza Isabele Noronha, secretariado municipal, vereadores Tio Douglas e Ailton Nantes, pastor José Maria Goes, entre outras autoridades.

Cronograma de atividades - A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres preparou diversas atividades para o mês inteiro de março. Entre elas estão atividades físicas, aulas de dança, oficinas, cursos, palestras, projetos de Alfabetização Digital, mesa-redonda sobre assuntos da atualidade, apresentação de curta metragens, aulas de Defesa Pessoal para Mulheres, feiras e rodas de conversa.

O cronograma completo pode ser conferido abaixo:

Sexta-feira (8/03)

Abertura da Semana da Mulher e lançamento da Campanha Juntas Somos Mais – às 9h, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

Atividades na Praça do Mercado Guanabara – às 15h, aula de ioga com a professora Annelise Moya. Às 16h, aula de Zumba com a professora Joana Arruda. Às 16h30, aula de Capoeira de Angola para Mulheres. Às 17h, aula de ginástica com a educadora física, Roberta Clivati e Às 18h, Abraço pela Paz e Não-Violência contra a Mulher organizado pelo COMPAZ e Londrina Pazeando.

Atividades na Casa da Mulher

Exposição de esculturas do artista plástico Edson Massuci – das 13h Às 18h.
Oficina de Kirigami: a arte de recortar o papel - 14h às 16h, com Regina Reis.
Oficina de Automaquiagem – turmas nos dias 8 e 25/03, das 14h às 16 h, com a professora Patrícia Akaho.

Feira de Artesanato das Associações de Mulheres de Londrina – de 6 a 20 de março, das 9h às 18h, no Calçadão de Londrina (Praça Willy Davids). Uma realização das Associações de Mulheres e SMPM.
Palestra Juntas Somos Mais Fortes – com a assessora jurídica da SMPM, Liange Doy, das 14h às 16h, no Projeto Irmã Sheila, que fica na Rua das Ameixeiras, 655. O tema será violência contra mulher e o Feminicídio.

Projeto Alfabetização Digital para Mulheres – parceria entre a UTFPR e a SMPM para aulas de alfabetização digital no Laboratório de Informática da UTFPR, que fica na Estrada dos Pioneiros, 3.131.

Sábado (9/03)

Mesa-redonda Avanços e Desafios da Rede Municipal de Enfrentamento a Violência contra a Mulher – às 9h, na sala de sessões da Câmara Municipal de Londrina (CML). A organização é da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher  - Câmara Municipal em conjunto com a SMPM.
Oficinas na Casa da Mulher (Rua Valparaíso, 189 - Parque Guanabara)

Segunda-feira (11/03)

•    Oficina de Boneca de Pano – com Laudicéia Coutinho, das 14h às 16h, para o primeiro encontro.
•    Oficina de Beleza Natural – com Paula Teodoro do CMDM, das 14h às 16h. Organização do Coletivo Feminista Classista Marielle Franco.
•    Oficina de Pomada Natural – com a ministrante Nathália Yuri, das 16h às 18h, com organização do Coletivo Feminista Classista Marielle Franco.

Quarta-feira (13/03)

•    Oficina de Ovo de Colher e Bombons de Chocolate – na Casa da Mulher (SMPM), com turmas nos dias 13, 20 e 27/03, das 14h às 16h, com a professora Sônia Gerin.

Quinta-feira (14/03)

•    Oficina de Pacth Apliqué- com Rosemary Oldemberg, das 14h às 16h. O curso terá aulas também nos dias 21 e 28 de março, no mesmo local e horário.
•    Oficina de Cestaria em Jornal para Páscoa- com a ministrante Ângela Maria Firmino, das 14h às 16h. Haverá aulas também nos dias 14 e 26 de março e 02 de abril.

Quinta-feira (14/03)

Palestra Juntas Somos Mais Conscientes – sobre Feminicídio, com a palestrante será Liange Doy, que conversará com os participante das 14h às 16h, na Avenida das Torres, 630 – Alto da Boa Vista. A organização é do CAMAR e da SMPM.
Roda de Conversa Juntas Somos Mais Confiantes – com a psicóloga Lisnéia Rampazzo que tratará do tema “Auto-Confiança”, a partir das 8h30, na Belagrícola, que fica na Rua João Huss, 74.

Sexta-feira (15/03)

Oficina de Modelagem de Roupas – com Tereza Urbano, das 14h às 16h, na sede da Casa da Mulher.
Palestra Juntas Somos Mais Fortes - sobre Feminicídio, com a palestrante Liange Doy, que abordará o assunto 10h30 e 15h30, na Escola Municipal Odessio Franciscon, que fica na Rua Osmy Muniz, 750, no Jardim Hilda Mandarino.

Segunda-feira (18/03)

Palestra sorbe “Relacionamento Abusivo” – com a psicóloga Amanda Morais, das 16h às 18h, na Casa da Mulher / SMPM.

Terça-feira (19/03)

Oficina Carteira Feminina em Tecido – com Maria Souza, das 14h às 16h, na Casa da Mulher.

Quinta-feira (21)

NeckPain - Dor no Pescoço por uso de celular em mulheres – com a fisioterapeuta Michele Moreira Fillis do NASF, das 14h às 16h, na Casa da Mulher.

Cinema para Mulheres: o retrato de todos os nossos dias - apresentação de curta-metragens seguidos de roda de conversa com a temática, para troca de experiências. Será das 14 às 16h, na sede da SMPM, que fica na Rua Valparaiso, 189, no Parque Guanabara. A realização é do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e do CMDM, com a o apoio da SMPM.

Quinta-feira (28/03)

Oficina de Defesa Pessoal para mulheres – das 19h30 às 21h30, no Ginásio Moringão, com o mestre em Taekendo Josué Lima e outros professores de artes marciais. Organização da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Sexta-feira (29/03)

Oficina de Amaciante e Sabão Caseiro – com Isabel Craveiros, das 14h às 16h, na Casa da Mulher.

A 27ª Semana Municipal da Mulher é uma organização da Prefeitura de Londrina e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Conselho Municipal de Cultura da Paz (COMPAZ), Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Secretaria Municipal de Defesa Social (Guarda Municipal), Câmara Municipal de Londrina (CML), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU).

 

Fotos: Vivian Honorato

 

Anterior Próximo Pagina:

Acesso Fácil

Núcleo de Comunicação

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 1386 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao