Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Novos coordenadores pedagógicos da rede municipal concluem formação

Share

encerramento.curso.educação.VP

Atividades tiveram início na segunda-feira (25) e encerraram hoje, quinta-feira (28), com a presença dos diretores para palestra sobre trabalho em equipe

Os novos coordenadores pedagógicos nomeados para as escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) da rede municipal encerraram, nesta quinta-feira (28), a semana de capacitação. Neste último dia de curso, eles tiveram a companhia dos diretores das 120 unidades escolares, que participaram de palestra e dinâmicas sobre trabalho em equipe, com o tema “Alimentando a União”. A atividade especial foi conduzida pela psicopedagoga Maria da Graça Pedrazzi Martini, que foi professora da rede municipal por mais de 30 anos, e teve a presença de aproximadamente 300 servidores da Educação.

encerramento.curso.educação.V2Com o encerramento do curso, cerca de 150 professores passarão a atuar nas unidades escolares do Município como coordenadores pedagógicos. Isso foi possível com a sanção da lei nº 12.827, pelo prefeito Marcelo Belinati, que criou essa função específica. Antes disso, o último concurso público que contemplava o cargo de supervisor educacional, função similar ao coordenador pedagógico, foi realizado pelo Município em 1994. Diante da falta de profissionais com esse cargo, as unidades supriam essa lacuna informalmente, designando auxiliares de supervisão.

A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Mariângela Bianchini, enfatizou que os quatro dias focaram na capacitação pessoal dos coordenadores enquanto líderes, já que eles atuarão em parceria com os diretores das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. “Focamos essa questão pessoal preparando os profissionais para a função, trabalhando a questão da liderança, da inteligência emocional, o trabalho em equipe, e também de como é importante não pré-julgar a criança ou os professores com quem eles vão atuar”, detalhou.

encerramento.curso.educação.V3Segundo Mariângela, esse enfoque buscou humanizar a função do coordenador pedagógico, para que essa condição seja repassada por eles a toda equipe da unidade escolar. “Não nos preocupamos com os conteúdos pedagógicos propriamente ditos porque eles terão formação sobre isso ao longo dos dois anos em que desempenharem essa função. E por isso optamos em desenvolver nesses quatro dias a questão pessoal e profissional do coordenador, buscando prepará-los e instigá-los a aprender mais, além de sensibilizar para todas as questões que permeiam essa função. Hoje, ao final do curso, consideramos que essa ideia foi muito bacana”, afirmou.

De acordo com a assessora pedagógica da SME, os novos coordenadores aprovaram as palestras e treinamentos recebidos ao longo da semana. “Ao final de cada dia de curso, as pessoas vêm para agradecer e dizer que estão super motivadas, empolgadas e vendo com outros olhos essa função, dando para o trabalho de coordenador pedagógico outra importância e significado. Então acreditamos que foi um trabalho certeiro”, comemorou.

Um dos quase 150 coordenadores pedagógicos da rede municipal, selecionado após um processo que envolveu análise curricular e escolha dos colegas de trabalho, foi o professor Mário Alves de Oliveira. Mesmo após a ampla experiência na área, pois atua há 32 anos como docente no Município, ele afirmou que a capacitação levantou várias reflexões sobre o cotidiano de quem atua com a Educação. “Minha expectativa para essa nova fase é muito otimista, e espero conseguir levar para essa função tudo aquilo que acredito. Sempre acreditei na educação, digo que a transformação do mundo passa por ela. E, depois de todos esses anos como professor, agora vou contribuir de outra forma, ajudando os outros professores, alunos, pais e a própria diretora, ou seja, a equipe toda”, frisou.

Oliveira, que é da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, foi aprovado para a função junto com mais dois colegas. Os três irão conduzir o trabalho pedagógico de toda a equipe de professores da unidade, que conta com mais de 40 turmas e quase mil estudantes. “Eu já trabalhava nessa escola como professor, e agora farei a minha parte de outra forma, contribuindo sempre para a melhora”, apontou.

 

Foto: Vivian Honorato

Anterior Próximo Pagina:

Acesso Fácil

Núcleo de Comunicação

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2535 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao