Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Moringão recebe finais dos Jogos Inter Atléticas no domingo (14)

Share

Times universitários vão disputar o primeiro lugar nas modalidades basquete, vôlei, futsal e handebol

jogos.interatleticas.DPO Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortez, o Moringão, recebe neste domingo (14) as finais dos Jogos Inter Atléticas (JIA), torneio universitário que movimenta estudantes de instituições de ensino superior públicas e particulares do Município. O local vai reunir as disputas masculinas e femininas pelo pódio no basquete, vôlei, futsal e handebol. A fim de garantir a segurança do evento, interessados em assistir aos jogos devem solicitar pulseiras para a entrada junto às atléticas. O Moringão fica na rua Gomes Carneiro, 315.

Organizado pela Liga das Atléticas de Londrina (LAL), o JIA tem apoio da Prefeitura de Londrina por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Os jogos acontecem anualmente e recebem em média cinco mil pessoas por dia de atividades.  Participam do torneio 21 atléticas, organizações estudantis que fomentam o esporte nas faculdades e universidades, 15 na primeira divisão e seis na segunda. Disputam o torneio times da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Centro Universitário Filadélfia (Unifil) em 16 modalidades em grupo e individuais.

De acordo com o assessor de esportes da FEL, Sandro Henrique dos Santos, as atléticas têm um papel importante para o Município porque são responsáveis por introduzir o esporte nas instituições londrinenses de ensino superior. “É diferente quando a proposta de um evento como esse parte dos alunos, porque há muito mais participação e engajamento. São as atléticas que impulsionam os jogos universitários e garantem um envolvimento tão grande dos alunos. Isso tem um papel fundamental para a ampliação do cenário esportivo de Londrina”, explicou.

Nesta sexta (12) e sábado (13), a partir das 8h, acontecem as semifinais que vão definir as equipes que disputarão o primeiro e o segundo lugar no Moringão. Os jogos de futsal acontecem na Espesmel, localizada na Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85; os de handebol no Ginásio Anália Franco, que fica na Avenida Anália Franco, 33 e as disputas do basquete e voleibol serão no Grêmio Literário, situado à Rua Grafita, 332.

Segundo Sandro, o JIA dá continuidade ao trabalho de base desenvolvido na cidade pela Fundação. “Apoiar o esporte universitário é mais um passo do trabalho que a FEL desenvolve em todos os níveis. Começamos incentivando a iniciação esportiva nas escolas e nos bairros, depois os jogos municipais, em seguida os estaduais e então os universitários, assim como o desenvolvimento do esporte adulto. Sabemos que esses jovens se empenham muito na competição e, mesmo não sendo atletas profissionais, têm um gosto pelos esportes que reflete diretamente na qualidade de vida”, afirmou.

O presidente da Liga das Atléticas de Londrina, Felipe Miyoshi, explicou que as disputas estão sendo realizadas há cerca de um mês. “Essa é a décima edição do JIA e, neste ano, contamos com o maior número de participantes, entre torcidas e atletas. Já crescemos muito na edição de 2017, a primeira a contar com apoio da Prefeitura e da FEL, e estamos muito felizes por podermos levar as partidas para o Ginásio Moringão e ao Estádio do Café, essa com certeza é uma grande conquista”, ressaltou.

Ações solidárias – Dentre as atividades promovidas pela Liga das Atléticas, Miyoshi citou o trabalho solidário feito com os universitários. No ano passado, aproximadamente, quatro toneladas de alimentos e um montante em dinheiro foram arrecadados para serem destinados a entidades socioassistenciais.

Para este ano, a LAL promoveu a venda de vale-alimento, com um custo de R$3, adquiridos juntamente com os convites para a festa de encerramento dos jogos. O valor arrecadado será dividido e encaminhado para o Abrigo Padre Manoel Coelho de Souza, Lar Anália Franco de Londrina, e a Casa de Apoio Madre Leônia.

Outra iniciativa da Liga foi a arrecadação de anéis das latas de alumínio, para a campanha “Lacrei no JIA”. “A atlética que arrecadar a maior quantidade de lacres irá doar, juntamente com a organização da LAL, uma cadeira de rodas para uma instituição filantrópica da cidade”, contou o presidente da Liga.

Foto: Divulgação

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2990 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner