Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Alunos da rede municipal iniciam nova fase do Festival Londrinense de Matemática

Share

festival.matematica.ARQUIVO.P

De 17 a 21 de setembro, ocorre a etapa Regional do projeto, com a participação de alunos de 68 escolas

Começa, nesta segunda-feira (17), nova fase do II Festival Londrinense de Matemática. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME), envolve alunos que cursam o 5º ano de 68 escolas municipais, e busca incentivar o ensino da disciplina entre os estudantes. Até a próxima sexta-feira (21), acontece a etapa Regional do festival, com dois grupos de quatro alunos, dos períodos matutino e vespertino, representando escolas de todas as regiões do município.

O II Festival Londrinense de Matemática teve início em março deste ano, com uma formação complementar para os professores das turmas de 5º ano. E a partir de abril, os professores receberam o material didático que seria utilizado com os alunos, composto por jogos pedagógicos utilizados na resolução de problemas matemáticos.

A integrante do Apoio Pedagógico de Matemática da SME, Regina Aparecida de Oliveira, explicou que a primeira fase do festival, a Experimental, envolve esse contato inicial dos alunos com os jogos. “A segunda etapa, Sala de Aula, é onde o professor desenvolve o jogo e a resolução dos problemas em classe, com as turmas divididas em grupos de quatro alunos. Esses grupos são classificados conforme sua pontuação, do maior ao menor. De cada turma será selecionado o grupo vencedor, que avança para participar da etapa Escola, com disputas entre as turmas de 5º ano em cada período”, detalhou.

Os melhores grupos de cada escola, tanto da manhã como da tarde, foram classificados para a fase Regional, que acontece na próxima semana. Os alunos foram divididos pelas regiões norte, sul, leste, oeste e rural, e vão competir entre escolas. As atividades irão ocorrer na sala auditório da Unicesumar, localizada na Avenida Santa Mônica, 450. As partidas são realizadas com os alunos da manhã das 9 às 12 horas, e com os alunos que estudam à tarde, das 14 às 17h30.

Em cada dia da semana, ocorre a seletiva de uma região da cidade. Nesta fase, os estudantes são acompanhados pelo professor da turma e gestor da unidade. Por fim, a última fase será no dia 31 de outubro, com uma disputa entre os melhores grupos, vencedores em cada região do município. Além dos jogos em meio físico, os alunos vão utilizar o material em formato digital, nos tablets, selecionados pela equipe do Apoio Pedagógico de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). No encerramento do festival, todos os estudantes que participaram receberão medalhas.

Sobre o projeto – As disputas entre grupos do Festival Londrinense de Matemática envolvem o uso de jogo, como recurso pedagógico, e a resolução de dez problemas. “Essa metodologia promove uma forma diferente de ensinar o conteúdo do currículo escolar, e também ensina outras habilidades, contextualizando o problema que o aluno deverá solucionar, de maneira lúdica. Assim, ele consegue atribuir mais significado ao que aprende na matemática, tornando o ensino dessa ciência mais efetivo”, destacou Regina.

A primeira edição do Festival Londrinense de Matemática contou com a participação de 4.450 alunos e 63 escolas. Neste ano, são cerca de seis mil estudantes. “O primeiro ano foi muito positivo, as crianças gostaram muito de participar. E observamos muito envolvimento, tanto dos alunos como dos professores, que observam nisso uma nova possibilidade de metodologia e recurso para ensinar matemática. E esse é um ganho muito grande para todos nós”, comentou a integrante do Apoio de Matemática da SME.

Todo o material utilizado no festival, incluindo jogos e problemas, é desenvolvido pela equipe do Apoio de Matemática da SME. Após a etapa final, esse material é disponibilizado para todas as escolas da rede municipal.

Foto: Arquivo

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 4193 visitantes