Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Campanhas repensam hábitos de consumo no ambiente de trabalho

Share

adote.caneca.VP

Secretarias do Ambiente e Recursos Humanos promovem campanhas para extinguir o uso dos copos descartáveis, a fim de beneficiar o meio ambiente

 

adote.caneca.V2Alguns setores da Prefeitura de Londrina estão desenvolvendo campanhas com o objetivo de sensibilizar os servidores quanto à necessidade de repensar os hábitos de consumo no ambiente de trabalho. É o caso da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), que está promovendo, desde o dia 6 de agosto, a campanha “Adote uma Caneca no Trabalho”, e da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, que inicia, nesta sexta-feira (10), o “Programa Descarte o Copo Descartável, Adote seu Copo”.

O objetivo é fazer a substituição do copo descartável pelo copo durável, a fim de beneficiar o meio ambiente e proporcionar economia para o poder público municipal. Isso porque todo copo descartável utiliza matéria-prima extrativa e não sustentável; a produção de plástico gera resíduos tóxicos; o plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado do mundo e sua decomposição na natureza leva séculos, de 200 a 450 anos.

Segundo a gerente de Educação Ambiental da Sema, Queila Spoladore, desde o dia 6 de agosto todos os servidores estão sendo avisados e conscientizados sobre a importância da medida, por meio de cartazes em locais visíveis e lembretes nos computadores. A partir do dia 16 deste mês os copos descartáveis serão extintos da sede da Sema e só serão disponibilizados para a população em geral, por meio de controle da recepção.

Neste primeiro momento a campanha vai atingir 45 servidores da Sema, mas a intenção é atingir os 100 funcionários da secretaria. “A ideia é servirmos como exemplo para a toda a Prefeitura, por sermos o órgão ambiental do Município. Vamos iniciar a campanha na sede da Sema e, na sequência, pretendemos estendê-la ao Viveiro Municipal e ao setor de poda de árvores”, contou.

adote.caneca.V3Na Secretaria Municipal de Recursos Humanos a campanha está sendo desenvolvida na Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), que possui cerca de 35 servidores. Uma reunião na tarde desta sexta-feira (10), no auditório da Prefeitura de Londrina, foi realizada para divulgar a campanha para os servidores e disponibilizar, como brinde a cada funcionário, um copo durável, personalizado com o nome de cada um e com a seguinte mensagem “Eu sou a mudança que eu quero ver no mundo”.

Segundo a gerente da DSO, Luciana Aparecida Bordignon, o objetivo da iniciativa é a conscientização do impacto do consumo dos copos descartáveis à natureza e, consequentemente, o financeiro. Um levantamento realizado pela DSO, no início do ano, apontou que cada servidor do local utiliza, em média, quatro copos descartáveis por dia (dois de café e dois de água) o que resulta em 36.960 mil copos por ano e um gasto de R$ 831,60 por ano, só na DSO. “A ideia é estender a campanha para os outros setores da secretaria de RH e incentivar para que isso aconteça em toda a Prefeitura”, enfatizou.

 

Fotos: Vivian Honorato

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3088 visitantes