Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Educação convida professores universitários para banca de gestores

Share

Interessados devem ter formação ou no mínimo quatro anos de experiência em gestão escolar

 

educação.diretores.ARQUIVO.PA Secretaria Municipal de Educação (SME) convida professores atuantes no nível superior, na área da Educação, para comporem, de forma voluntária, a banca examinadora para o processo de escolha dos diretores das unidades escolares da rede municipal de ensino de Londrina, para gestão 2018/2021. É a primeira vez que o processo, que acontece por eleição a cada quatro anos, incluirá também critério técnico de avaliação.

Para participar da banca, é necessário ter formação em gestão escolar ou experiência comprovada de, no mínimo, quatro anos como gestor escolar, ou docente na formação de gestores. Interessados devem encaminhar e-mail para gestores2017londrina@gmail.com com nome completo, RG e CPF, telefone para contato, área de atuação, instituição de ensino superior na qual atua e cópia dos documentos que comprovem a formação ou experiência na área, até as 23h59 do dia 25 de setembro.

O trabalho da banca será realizado entre os dias 2 de outubro e 6 de novembro, de acordo com disponibilidade de horário dos examinadores, e será composta de duas etapas. Uma será a análise do plano de trabalho elaborado pelos interessados na função de gestor escolar e outra, a defesa dos trabalhos, nos dias 28 e 29 de outubro. Cada banca será composta por, no mínimo, três examinadores.

A diretora pedagógica da SME, Mariângela Bianchini, destacou que a participação na banca beneficia não apenas os professores, que podem adicionar a experiência ao currículo, mas também todo o processo de escolha dos gestores. “Optamos pelos professores universitários para que o processo seja feito de forma mais transparente, e esperamos que eles possam oferecer um ponto de vista mais neutro, por estarem, de certa forma, distantes da Rede Municipal”, disse.  “O objetivo é tornar o processo mais democrático, unindo o trabalho deles ao da comunidade escolar”, completou.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que a inclusão de critério técnico de avaliação na escolha dos gestores escolares já estava prevista no Plano Nacional de Educação de 2014/2024, e no Plano Municipal aprovado em 2015. “É uma forma de tornar o processo de escolha mais técnico, fazendo com que os professores, interessados em se tornar gestores escolares, nos mostrem quais são os projetos de trabalho que eles planejam aplicar nas escolas”, declarou.

Escolha de gestores – Apesar da inclusão inédita da apresentação e defesa de plano de trabalho pelos interessados em se tornarem gestores escolares, o processo continuará contando com a consulta junto à comunidade escolar, que acontecerá nas escolas municipais e centros municipais de educação infantil (CMEIs), no dia 7 de dezembro, das 7 às 19 horas.

Os interessados em participar da seleção devem ter, no mínimo, quatro anos de docência na rede municipal de ensino de Londrina, graduação completa em curso de Pedagogia ou graduação completa em nível superior, em cursos diversos de licenciatura, com pós-graduação em administração escolar ou gestão escolar e certificação em curso específico de formação na “Escola de Gestores”, voltado para a função de gestor escolar, promovido pela SME, além de disponibilidade de 40 horas semanais.

Para inscrição, é necessária a assinatura do requerimento disponibilizado na escola, acompanhado da documentação, que deverá ser escaneada e encaminhada em um único envio para o e-mail gestores2017londrina@gmail.com. Informações sobre a escolha de gestores e a relação completa dos documentos necessários para participar, estão disponíveis no Jornal Oficial do Município nº 3.341, de 11 de setembro, que pode ser acessado no endereço https://goo.gl/rmtfD5.

 

Foto: Arquivo

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2993 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner