Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Londrina realiza Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Share

Foram discutidas as políticas públicas para este segmento e eleitos os delegados que participarão das etapas estadual e nacional

 

A Prefeitura de Londrina e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) realizaram, no último sábado (15), a IV Conferência Macrorregional de Promoção da Igualdade Racial, com o tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento". Um dos objetivos do encontro foi avaliar e discutir as políticas públicas, ações e projetos que venham garantir a igualdade racial e o combate ao racismo institucional.

Estiveram presentes cerca de 120 pessoas ligadas à área, como a presidente do CMPIR, Claudia Augusta dos Santos, a gestora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Rocha, o Coletivo Negrex, composto por estudantes negros do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o coletivo Filhos de Dandara, também organizado por estudantes negros da UEL, a representante da comunidade indígena, Genilda Maria Rodrigues, entre outros. A Associação de Ogans de Londrina e Região realizou uma apresentação cultural, com ritmos afro-brasileiros.

Também houve, nos debates, a participação de diversos representantes dos eixos temáticos da Conferência, que foram: Reconhecimento: políticas afirmativas, participação popular, educação básica, ensino superior, cultura, liberdade religiosa e comunicação; Justiça: segurança pública, administração penitenciária, justiça, acesso à terra e à cidade e direitos humanos; Desenvolvimento: trabalho, desenvolvimento social, juventude, esporte, turismo, meio ambiente e saúde.

Segundo Sandra Rocha, a Conferência foi muito positiva e contou com grande participação popular de diversos grupos, de cidades como Florestópolis, Cornélio Procópio, Arapongas, Assaí, Cambé, entre outras. “Foram eleitas diversas propostas tanto para nível municipal, quanto estadual e federal”, contou.

De acordo com Sandra, dentre as sugestões elencadas estão aquelas ligadas ao fortalecimento do Conselho Municipal da categoria e de órgãos de Igualdade Racial; às ações voltadas à educação e às políticas de saúde para a população negra; empreendedorismo e outras. “Também foi discutido o genocídio da juventude negra, que é uma grande preocupação da sociedade atualmente”, frisou.

Durante a Conferência, também foram eleitos os delegados que representarão a macrorregião de Londrina na conferência estadual, que será realizada em Curitiba, até novembro deste ano, e posteriormente na nacional, que acontecerá em Brasília, no segundo trimestre de 2018. Foram eleitos sete delegados titulares e sete suplentes, da sociedade civil, e cinco titulares do poder público. Também foram eleitos outros delegados de municípios que compõem a macrorregional de Londrina.

 

 

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2835 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner