Prefeitura assina acordo com Ministério do Trabalho para emissão de carteira

convênio.carteira.trabalhoP

Acordo de cooperação técnica foi assinado nesta sexta-feira; servidores da Secretaria Municipal do Trabalho passarão por treinamento para o início da confecção

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) passará a emitir, em breve, carteira de trabalho. O acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Londrina e o Ministério do Trabalho, através da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Paraná, foi assinado na tarde desta sexta-feira (30), pelo prefeito Marcelo Belinati e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Os equipamentos para a confecção da carteira já foram adquiridos e os servidores da SMTER passarão por um treinamento para que o serviço tenha início. A expectativa é que sejam emitidas cerca de mil carteiras profissionais por mês.

convênio.carteira.trabalho1O ministro do Trabalho destacou a inclusão desse serviço no posto de atendimento de Londrina. “O processo de emissão de carteira de trabalho é de extrema importância porque ampliamos os trabalhos realizados pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) na cidade. O trabalhador busca nas agências do Sine serviços como a intermediação de mão de obra e a habilitação do seguro-desemprego. E a carteira de trabalho é uma parte fundamental desse serviço. Estamos assinando esse documento e agora a Superintendência Regional tem a missão de dar andamento aos processos burocráticos, de forma que o trabalhador tenha a emissão de carteira à sua disposição na menor brevidade de tempo”, ressaltou Nogueira.

Para o prefeito Marcelo Belinati, a medida terá um grande impacto para o trabalhador londrinense. “Isso é uma grande conquista para a cidade de Londrina. Agradeço a toda equipe do Ministério do Trabalho e também a nossa equipe da Secretaria Municipal do Trabalho pelo empenho em ofertar esse serviço. O prazo para emissão de carteira em Londrina está em 70 dias. Tem gente que arruma emprego e não pode se formalizar. Sabemos de pessoas indo para São Paulo para emitir sua carteira. Com esse acordo entre a Prefeitura e o Ministério traremos um grande benefício para a população de Londrina e região”, enfatizou.

Também estiveram presentes na solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica, o superintende regional do Trabalho e Emprego do Paraná, Paulo Alberto Kronéis; o gerente regional do Ministério do Trabalho, Dorival Silvestre Arantes; os deputados federais Alex Canziani e Reinhold Stephanes; e José Nicolás Mejia, do Grupo Folha, que cedeu o espaço para a realização da solenidade de assinatura.