IRSAS

Interface do sistema de cadastro e controle da Secretaria de Assistência Social. O processo de descentralização da Secretaria municipal de Assistência Social e as demais diretrizes que compõe a organização do serviço da mesma fizeram surgir uma essencial necessidade de construção de um sistema que facilitasse a organização das informações visando garantir o cumprimento da Lei Orgânica de Assistência Social através de um trabalho mais ágil e eficiente.

O IRSAS (Informatização da Rede de Serviços da Assistência Social) é um sistema de cadastro e controle, sua utilização destina-se a todas as entidades sócio-assistenciais governamentais e não governamentais do município de Londrina.  Através do IRSAS, essas entidades compartilham o cadastro de todas as pessoas atendidas pela rede de serviços, tornando dessa maneira possível obter-se um cadastro atualizado e completo, com diversas informações de diferentes tipos de serviços assistenciais.

No cadastro de cada pessoa no IRSAS é coletado informações tais como identificação, localização da pessoa, escolaridade, ocupação, composição familiar, entre outras.

Com esse cadastro é possível traçar um perfil do público atendido por cada entidade sócio-assistencial inclusive com divisões por filtros do tipo rua, bairro e territórios.

Além do cadastro digital das pessoas atendidas, o IRSAS também armazena e controla todos os atendimentos realizados em cada um das entidades. Por exemplo: Caso a pessoa seja atendida em um dos 14 CRAS (Centro Regional de Assistência Social) de Londrina, as informações desse atendimento são registradas pela assistente social no cadastro dessa pessoa, fazendo com que todo o restante da rede de serviços saiba, em tempo real, que aquela determinada pessoa foi atendida naquele dia por aquela assistente social, naquele CRAS. Isso faz com que Londrina tenha um histórico completo de todos os procedimentos realizados com cada pessoa atendida pela rede de serviços sócio-assistencial. Não são apenas os atendimentos que são registrados nesse histórico, também são registrados os encaminhamentos, agendamentos, solicitação e concessão de benefícios e diversos outros eventos.

Enfim, agrupando informações referentes ao cadastro da pessoa e ao histórico de atividades, o IRSAS fornece uma poderosa base de dados possibilitando conhecer quem são os seus usuários, onde eles se localizam e qual o perfil dessas pessoas. Através dos relatórios gerados pelo IRSAS, também se faz possível ter o controle de todas as atividades desenvolvidas pelas entidades assistenciais do município, inclusive em nível de funcionários.

Relatórios tais como:

• Relatórios quantitativos de atendimentos, encaminhamentos e benefícios fornecidos pela entidade em um determinado período;

• Perfil da população atendida pelas entidades classificada por bairros;

• Obter o índice de vulnerabilidade das pessoas da cidade, de uma região, ou de um determinado bairro;

• Saber quais são as pessoas que se enquadram no perfil de um determinado programa social, afim de que a assistente social entre em contato com as pessoas certas;

• Saber qual bairro da cidade possui a maior concentração de crianças de 0 a 12 anos com escolaridade inferior ao ensino fundamental (Planejamento de construção de uma nova escola);

• Renda per capita das pessoas atendidas pela assistência em cada bairro da cidade;

Os relatórios mais simples tomavam muito tempo das entidades para serem elaborados, já os relatórios mais complexos eram praticamente impossíveis de se obter antes de possuir um banco de dados completo. Agora, todos eles podem ser obtidos facilmente em questão de minutos.

O IRSAS se tornou uma indispensável ferramenta para armazenar e controlar as informações das pessoas atendidas pela rede de serviços da assistência social permitindo ao município planejar, de uma melhor forma, as futuras ações a serem realizadas no âmbito social.