topo2017 ouvidoria

Portal da Prefeitura do Município de Londrina - Ouvidoria Geral - A Ouvidoria - Equipe

Logomarca Oficial - Ouvidoria

Logo Oficial

ouvidoria2

Memorial Descritivo

A logo da ouvidoria de Londrina é composta por uma sobreposição de balões de conversa de lados invertidos com o símbolo de reticências inserido na parte central do desenho e o escrito Ouvidoria logo ao lado direito.
A principal concepção artística destre trabalho, é sugerir uma ideia de departamento que está em constante diálogo com o povo e a comunicação é o ponto central do símbolo.
O símbolo de reticências, representado por três pontos (...), vem sendo muito instrumentalizado em peças de comunicação para representar um diálogo, principalmente em redes bem popularizadas como o WhatsApp.
Os balões invertidos trazem uma proposta de diálogo aberto de poder público e a população, trazendo uma conceituação de que a ouvidoria seria um canal de fácil acesso ao cidadão na administração pública.
As cores utilizadas nesta composição são o amarelo e verde. O amarelo é uma cor inspiradora e que desperta a criatividade, estimula as atividades mentais e o raciocínio, já a cor verde está associada à esperança, liberdade, crescimento, à renovação e à plenitude.

Victor Rafael Ximenes Reale
Diretoria de Tecnologia de Informação / Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia

Logos anteriores:

Memorial Descritivo

A logomarca compõe-se de uma imagem estilizada de uma figura humana que segura um megafone na cor dourado. Esta imagem é desenhada com a organização de figuras geométricas. Logo à frente observa-se a imagem estilizada da bandeira de londrina que é seccionada por figuras em formas de ondas. Estas figuras aparecem retornando em direção à composição com a figura humana. Abaixo se localizam as grafias “Fale com a Prefeitura” e abaixo desta, com efeito em imagem negativa, contrastando com uma base de fundo, o escrito “Ouvidoria” grafada em caixa alta. Este objeto e esta grafia forma a base que sustenta toda a composição.

A figura humana estilizada representa o cidadão que busca informações junto à Prefeitura de Londrina que é apresentada através da figura da bandeira estilizada. Observa-se que desta figura, que segura um megafone, saem ondas que são absorvidas pela figura da bandeira e após o processamento de informações retorna a resposta ao habitante que é representada por ondas na cor da bandeira. A frase “Fale com a Prefeitura” juntamente com a palavra “Ouvidoria”, complementa a mensagem a ser transmitida pela logomarca.

As cores da figura humana aparecem na cor dourada transmitindo a mensagem de valorização da população, do contribuinte, do pesquisador e até do visitante que procura maiores informações junto à Prefeitura. A cor da bandeira estilizada e a frase “Fale com a Prefeitura” encontra-se em vermelho no padrão das cores oficiais usadas pelo município e representam a cor da bandeira oficial bem como representa a valorização do trabalho dos servidores públicos que, em equipe e interação, buscam atender, prontamente, a todos que entram em contato com a Prefeitura de Londrina.

O escrito “Ouvidoria” apresenta-se na cor dourado, pois representa que tanto a população quanto a Ouvidoria possuem o mesmo nível de importância ao desenvolvimento e inovação ao serviço público, pois a Ouvidoria torna-se porta voz entre o povo e o servidor.

Marcelo Ribeiro Máximo

Núcleo de Comunicação / Gabinete / Prefeitura de Londrina