Diretoria de Bibliotecas

Histórico

A Biblioteca Pública Municipal de Londrina, denominada Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, foi criada em 1940 pelo Prefeito Joaquim Ferrário Lopes e instalada pelo Prefeito Hugo Cabral em 4 de setembro de 1951, na Rua Santa Catarina, antigo prédio da Prefeitura.

Tempos depois, foi transferida pelo Prefeito José Hosken de Novaes, para a Rua Mato Grosso, 325 onde funcionou até 1970, quando então foi para o antigo prédio da Casa da Criança, na Praça 1º de Maio, durante a gestão do prefeito Dalton Paranaguá.

Somente em 1974, recebeu o nome de Biblioteca Pública Municipal "Professor Pedro Viriato Parigot de Souza" pelo Prefeito José Richa.
As novas instalações da Biblioteca foram inauguradas no cinquentenário de Londrina, no dia 10 de dezembro de 1984, na Av. Rio de Janeiro, 413, onde funciona até hoje.

Em 1998 a Biblioteca Pública foi totalmente revitalizada. Foram feitas pinturas interna e externa do prédio, construída uma nova praça de xadrez, com postes na réplica original da década de 50, e nova iluminação do prédio e do calçadão.

O petit pavê também foi totalmente substituído. O mobiliário e balcões foram inteiramente remodelados, ganhando um novo layout.
Em setembro de 1998, por ocasião do 47º aniversário da Biblioteca, foi inaugurado também o serviço de internet ao usuário. Londrina conta hoje com uma bela Biblioteca, localizada numa área central nobre, num dos mais belos prédios históricos da cidade de Londrina.

Diretores
Conheça quem já foi diretor da Biblioteca:
• Therezinha de Almeida Cioffi (1951 - 1956);
• Maria Gonzalez Vicente (1956 - 1967);
• João Monteiro Diogo Filho (1967 - 1972);
• Tânia Numata (1972 - 1974);
• Lucília de Godoy Garcia Duarte (1974 - 2001);
• Célia Regina Zambaldi Gléria (2001 - 2004);
• Jane Cristina Marcucci (2005 - 2009);
• Rovilson José da Silva (2009 - 2011);
• Rosangela Maria Rocha de Mello (2011- .....)

Objetivos
A principal finalidade da Biblioteca constitui-se em ser um ponto de apoio à Cultura e à Informação, para a população londrinense.

Além de exercer funções educativa, social e recreativa, destacam-se como seus objetivos primordiais a reunião, organização, armazenamento e divulgação de material bibliográfico, visando a qualificação dos mesmos para o desenvolvimento pessoal e cultural do indivíduo e, o desenvolvimento social e intelectual da comunidade.

Além disso, proporciona os serviços bibliográficos de informação, permitindo a toda comunidade, o acesso ao patrimônio histórico e cultural.
A clientela da Biblioteca abrange todas as faixas etárias sem discriminação.

Acervo
O acervo da Biblioteca Pública é bastante diversificado, abrangendo praticamente todas as áreas do conhecimento, sendo composto atualmente por 79.850 (setenta e nove mil, oitocentos e cinquenta) livros e 72.000 (setenta e dois mil) periódicos.

Serviços prestados
Entre os serviços prestados destacam-se:
• Consulta ao acervo geral;
• Consulta ao acervo de periódicos (jornais e revistas);
• Salas de leitura;
• Programação cultural;
• Acesso gratuito à Internet;
• Mural de empregos;
• Mural de eventos;
• Visitas orientadas;
• Hemeroteca (arquivo de recorte de jornais);
• Acervo de obras raras;
• Acervo especial da Sala Londrina Paraná (Biblioteca João Milanez), com um acervo específico sobre a história local.
• Empréstimo domiciliar.

Carteira de Sócio
Todas as pessoas que residem em Londrina e tiverem 15 anos de idade completos, poderão fazer sua inscrição (cadastro) na Biblioteca mediante a apresentação de um documento com foto (RG, Carteira de Trabalho, etc.), assim como de um comprovante atual de residência e uma foto 3x4 atual. Pessoas com idade inferior a 15 anos deverão fazer sua carteira de sócio na Biblioteca Infantojuvenil acompanhadas de um responsável. A inscrição é gratuita.

Pasta especificada náo existe!