Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Londrina Cidade Genial

Share

cidade.genial.VP

Lançamento foi hoje no gabinete do prefeito Kireeff. Durante o evento, a CODEL entregou minuta da Lei de Inovação Tecnológica

 

A CODEL - Instituto de Desenvolvimento de Londrina -) entregou ontem ao prefeito Alexandre Kireeff uma minuta da Lei de Inovação da Tecnologia da Informação, que resulta do trabalho desenvolvido por diversas entidades como ACIL, Sebrae, Senai, APL-TI, Cintec e Sinfor. Baseada em legislações federais e estaduais para o setor, a Lei Municipal de Inovação prevê medidas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica; a consolidação dos ambientes de inovação nos setores produtivos e sociais do município de Londrina; e a ampliação da Política Municipal de Ciência e Tecnologia. Entre os benefícios da Lei de Inovação, Andrea Mandelli, diretora de Ciência e Tecnologia da Codel, destaca o estímulo e apoio à formação de alianças para o desenvolvimento de projetos de cooperação entre poder o público municipal, as empresas e as instituições de ensino, visando promover a geração de inovação e negócios.   cidade.genial.V3 

A apresentação da lei foi feita durante a cerimônia que marcou o lançamento da nova marca para a cidade: Londrina Cidade Genial.  A marca que vai identificar Londrina como Capital da Tecnologia da Informação (TI) também expressa o grande polo tecnológico formado por Londrina e Região Metropolitana, com cerca de 1,2 mil empresas, gerando aproximadamente 14 mil empregos no setor de TI.

A cerimônia contou com a presença de dirigentes de entidades de classes, universidades e setores empresariais que atuam em tecnologia da informação.  Sobre o acontecimento considerado histórico, falaram o presidente da Codel, Bruno Veronesi;  o presidente da APL de TI (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação), Gabriel Henríquez; o presidente do Sindicato das Empresas de Software do Paraná, Marcus Von Borstel; o presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi; e o prefeito Alexandre Kireeff.

Ao mostrar o entusiasmo da classe empresarial pelo avanço tecnológico de Londrina, o presidente da ACIL disse que a cidade é privilegiada em termos de tecnologia e deve mostrar isso. E resumiu a iniciativa numa frase: “Na área de TI, muitos querem ser e não são; Londrina já é um grande centro tecnológico, mas precisa mostrar que é.”

O prefeito Kireeff fez um relato sobre o cenário tecnológico e citou as etapas do avanço do setor. Aproveitou para dar a notícia de que na quinta-feira a Câmara Municipal aprovou medida importante para a cidade: a Sercomtel assume a prestação de serviços de manutenção, expansão e melhoria do sistema de iluminação pública municipal. E, dirigindo-se aos vereadores presentes na oportunidade, Kireeff disse que o Executivo vai continuar precisando do apoio da Câmara Municipal para novos projetos de melhoria para a cidade.
Destacando a oportunidade do projeto Cidade Genial e parabenizando a todos pela ideia, Kireeff lembrou que, além da TI, a cidade é genial também na música, nas artes e no esporte.

cidade.genial.V2A genialidade de Londrina se justifica pela posição do município nos seguintes ícones, destacados pelas entidades locais:

- É genial ter uma indústria de TI com 1,2 mil empresas, companhias multinacionais ao lado de startups e aproximadamente 14 mil empregos no setor.

- É genial ter 14 universidades, 40 mil alunos matriculados no ensino superior, 19 escolas técnicas e formação continua de mão de obra altamente qualificada.

- É genial ter sido escolhida, entre mais de 5 mil municípios brasileiros, como cidade que  vai  sediar o Instituto Senai de Tecnologia, voltado para a área de TI.

- É genial ter uma empresa  local de telefonia e telecomunicações situada no município  entre as melhores do País, por onde passam todas as operações de internet do Sul do Brasil.

- É genial dispor de conexão por fibra óptica com todo o planeta.

- É genial investir em segmentos empresariais sustentáveis, não-poluidores e com grandes perspectivas de crescimento.

- É genial colocar todo esse desenvolvimento tecnológico a serviço das cadeias produtivas locais e das políticas públicas da área social.  

- Afinal de contas, uma cidade como Londrina não tem uma única vocação – mas uma multiplicidade de talentos que refletem o caráter multicultural de nossa terra.

 

Fotos: Vivian Honorato

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 1075 visitantes

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao