topo2017 recursos humanos

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos foi reintegrada à Administração Direta da Prefeitura de Londrina enquanto órgão de instância decisória quanto à política pública de Recursos Humanos (RH), por meio da Lei Municipal nº 11.973, de 18 de dezembro de 2013, e tem por competência promover soluções de gestão de pessoas no âmbito dos órgãos da Administração Direta e Entidades Autárquicas e Fundacional, de forma integrada às políticas, serviços e objetivos inerentes ao governo municipal.

Missão

Elaborar, desenvolver, gerenciar e executar políticas de recursos humanos com o objetivo de atender, integralmente, às necessidades inerentes a cada setor da Administração Pública Municipal, de forma a garantir a prestação do serviço público eficiente e qualificado, por meio do trabalho do servidor, à população londrinense.

Visão

Tornar-se referência nacional na área de Recursos Humanos da Administração Pública, primando pelo atendimento eficiente, transparente e confiável ao público.

Valores

Como em toda ação da Administração Pública as atividades desenvolvidas pela SMRH e seu quadro funcional são pautadas nos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, valores intrínsecos à boa prestação do serviço público.
 Nessa perspectiva, a SMRH imprime também, no artigo 1º de seu Regimento Interno, outros valores que visam modelar a atuação de servidores e servidoras:

• Ética na relação com os(as) servidores(as), órgãos municipais e demais pessoas, entidades, empresas e órgãos públicos.
  • Parceria e mútua cooperação entre os órgãos municipais.
  • Melhoria contínua da qualidade das políticas e serviços públicos.
  • Eficiência dos processos de trabalho.
  • Equidade das políticas de pessoal.
  • Aperfeiçoamento profissional e valorização do mérito.
  • Motivação e qualidade de vida no trabalho.

Como aplicamos nossa política de RH

Com base em nossa missão, visão e valores, enquanto estrutura organizacional que atua de forma integrada às políticas, serviços e objetivos inerentes ao governo municipal, entre os objetivos da SMRH está criar clima que favoreça a manutenção dos relacionamentos produtivos e harmoniosos, construídos por meio de parcerias e mútua cooperação entre órgãos públicos e servidores, com compromisso e primando pela ética e pela boa conduta profissional. Atuação que deve se refletir na relação dos servidores e da Prefeitura de Londrina com toda a sociedade.

Ainda na relação institucional com os demais órgãos é valor intrínseco à SMRH o atendimento às necessidades gerenciais e de carreiras do universo público quanto ao suprimento de quadro funcional condizente com os organogramas e estruturas de recursos humanos, priorizando a equidade das políticas de pessoal e a eficiência dos processos de trabalho para a melhoria contínua da qualidade das políticas e serviços públicos.

E, na atualidade, o maior investimento da gestão de recursos humanos no serviço público volta-se ao aperfeiçoamento e valorização do quadro funcional. Assim, o fortalecimento da motivação e do compromisso, por meio de políticas e processos calcados na avaliação, desenvolvimento e recompensa das pessoas em função do que fazem e realizam, das habilidades e competências e de sua disposição e talento, são fatores primordiais para agregar valor social ao trabalho desenvolvido pelos servidores de Londrina.