Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Londrina adere ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional

Share

lei.estradas.rurais.NP

Consórcio promoverá melhorias nas estradas rurais de Londrina, Rolândia e Arapongas; economia com maquinário passa de R$ 4.4 milhões

Na manhã de hoje (22), o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, sancionou a Lei n° 11.922/2013, que adere Londrina ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Bacia do Cafezal (CIDREBAC). Fazem parte do consórcio, além de Londrina, Rolândia e Arapongas.

O consórcio trará ao município uma patrulha mecanizada para realizar melhorias nas estradas rurais. A patrulha inclui um trator, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira, um rolo compactador, uma moto niveladora, um veículo utilitário, um caminhão prancha e cinco caminhões basculantes. Os trabalhos serão divididos igualitariamente entre os três municípios do Consórcio, com os equipamentos ficando 45 dias em cada um deles.lei.estradas.rurais.N2

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Guilherme Casanova Junior, os novos maquinários irão complementar os serviços que já vem sendo feitos pela Prefeitura. “A vantagem dessas máquinas é que caso elas quebrem enquanto executam os trabalhos nas estradas rurais, o Consórcio é obrigado a enviar novo equipamento em 24 horas, ou seja, o serviço não para. Agora, começamos a organizar o cronograma de ações, os profissionais que vão trabalhar e o processo operacional e administrativo”, explicou.
 
O maquinário vem do Governo do Estado e a contrapartida do município é o custeio dos funcionários e do combustível. A estimativa de custo, caso esses equipamentos fossem adquiridos pela Prefeitura, supera R$ 4.425.000,00. Apesar do consórcio ter autonomia de atuação, cada prefeitura determinará os locais onde serão realizadas as operações.

O vice-prefeito de Rolândia, José Danilson Alves de Oliveira, explicou que a melhoria nas estradas rurais é um pedido antigo dos produtores e uma luta dos administradores. “Conheço a luta dos produtores para tentar escoar a produção, que em dias de chuva fica um caos. Hoje, uma luz foi acessa porque os prefeitos e os secretários municipais de Agricultura se uniram para melhorar essas estradas. Se não fosse o empenho dos secretários municipais poderíamos ter perdido esse recurso. Por isso, é importante que as cidades se unam, porque sozinhos não conseguimos avançar muito”, esclareceu. 

A adesão ao consórcio é necessária para dar continuidade ao processo de participação ao programa estadual “Patrulhas do Campo”. O programa exige a constituição de consórcios entre municípios com objetivos congruentes, a fim de otimizar a utilização das máquinas, que individualmente teriam custos muilei.estradas.rurais.N3tos elevados, para que a sua operação ocorra de forma ininterrupta.

O prefeito de Londrina acredita que com a patrulha completa que será enviada pelo governo do Estado será possível reestruturar os serviços. “São 13 equipamentos entre caminhões, pá carregadeiras e outros que vão nos ajudar a manter as estradas rurais em dia e darão condições de mobilidade na zona rural. Nossa terra tem a característica de ser muito escorregadia em dias de chuva e como produzimos muito na zona rural, precisamos conciliar a saída da produção, a mobilidade dos alunos e o deslocamento das pessoas, para que elas possam vir à cidade”, disse Kireeff.  

Aplica-se ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Bacia do Cafezal o disposto na Constituição Federal da República, na Constituição Estado do Paraná, na Lei Federal n° 11.107, de 6 de abril de 2005, e no Decreto Federal n°6.017, de 17 de janeiro de 2007.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3438 visitantes

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao