A Secretaria do Idoso

**ATENÇÃO**

Em virtude da pandemia da COVID-19, comunicamos que todas as atividades e atendimentos presenciais dos serviços da Secretaria Municipal do Idoso estão temporariamente suspensos. Para informações, dúvidas e solicitações estão disponíveis os seguintes canais de atendimentos:

TELEFONES:

• 3372-4502 (Sede da SMI, das 12 às 18h, de segunda a sexta)
  • 3375-0334 (CCI Oeste, das 9 às 15h, de segunda a sexta)
  • 3375-0307 (CCI Leste, das 9 às 15h, de segunda a sexta)
  • 3373-0090 (CCI Norte, das 9 às 15h, de segunda a sexta)

E-MAILS:

Estamos à disposição e agradecemos a compreensão.

logo idoso

Secretaria Municipal do Idoso, órgão da Prefeitura do Município de Londrina instituído pela Lei Municipal 7.995/1999, foi criada com a finalidade de desenvolver no âmbito municipal um conjunto integrado de ações para o atendimento das necessidades das pessoas idosas (aquelas com 60 anos de idade ou mais), de acordo com o que determina a Política Nacional do Idoso, o Estatuto do Idoso e demais leis correlatas, buscando assegurar os direitos desta população e criando condições para a promoção de sua autonomia, integração e participação efetiva na família e na sociedade.

Iniciou suas atividades em 08 de janeiro de 2000, sendo a primeira do gênero em todo o território brasileiro.

Na época de sua criação, a população idosa de Londrina era em torno de 41 mil pessoas. Mais recentemente, porém, de acordo com os dados do Censo IBGE-2010, Londrina tem quase 66 mil pessoas com 60 anos ou mais, o que corresponde a cerca de 12,72% da população total da cidade, média maior que a nacional.

Segundo projeções estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a população idosa no Brasil passará de 7,5% em 1999 (11 milhões) para cerca de 25% em 2025 e tal aumento nos colocará, em termos absoluto, como a 6ª população idosa do mundo, com 37 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.

Assim, o objetivo principal da Secretaria Municipal do Idoso é desenvolver ações que permitam que esta população envelheça com qualidade de vida, de forma digna e com seus direitos fundamentais (individuais e sociais) assegurados.