E. M. Cláudia Rizzi - Histórico

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal “Claudia Rizzi” - Ensino de Pré e 1º grau, iniciou suas atividades no ano de 1983, como extensão da Escola Municipal Juliano Stinghen, funcionando no Prédio do Centro Comunitário deste conjunto e até então denominada Escola do Conjunto Chefe Newton.

A construção do prédio próprio iniciou-se em outubro de 1983.

No dia 1º de fevereiro de 1984, iniciaram-se as aulas no prédio novo. Em 16/03/1984, pelo decreto n.º 078, foi criada e denominada Escola Municipal “Claudia Rizzi”. Em 16/04/84, pela resolução n.º 1729, ficou autorizado o seu funcionamento. A inauguração deu-se em 08/06/84, com presença de familiares da patronesse e várias autoridades.

Em 1990, foi implantada a Pré-Escola e a escola recebeu nova denominação: Escola Municipal “Claudia Rizzi” - Ensino de Pré e 1º grau.

De acordo com a resolução n.º 4.095/94, foi implantado o Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, mantido pela Prefeitura Municipal de Londrina, ficando vinculado ao Centro de Estudos Supletivos de Londrina, obedecendo ao seu Regimento Escolar. O curso de jovens e adultos foi encerrado no final do ano letivo de 2001.

Em 1998, à luz da nova da nova LDB N.º 9394/96, da Deliberação n.º 3120/98 – SEED, regulamentou-se a autorização para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Pela Resolução 1º 900/99 de 25/02/99 foi renovada, por tempo indeterminado, a autorização para funcionamento do Ensino Fundamental - 1ª a 4ª séries.

Em janeiro do ano de 2000, iniciou-se a reforma e ampliação do prédio escolar. Foram construídas mais quatro salas de aula, sala de contraturno, biblioteca, sala de vídeo, salas administrativas, sanitários para alunos/professores/funcionários, almoxarifado, depósito de merenda, cozinha, refeitório, casa de gás, reforma da quadra de esportes  - que foi cedida pela  Associação de Moradores do Conjunto habitacional Chefe Newton Guimarães, em ata registrada pela A.P.M..

A inauguração da ampliação e reforma deu-se no dia 15/12/2000, com a presença de várias autoridades.

Ao final do ano letivo de 2003, foi coberta e reformada a quadra de esportes.

No início de 2006, foi aberta uma sala de recursos, no espaço onde antes funcionava a videoteca, para atender a alunos com necessidades educacionais especiais da escola e escolas vizinhas.

Atualmente, o estabelecimento oferta sala de recursos, Educação Inclusiva, contraturno e reforço.  A escola funciona em 2 turnos, no período matutino, das 8h às 12h e no período vespertino, das 13h30min às 17h30min.

NOSSA PATRONESSE

Biografia de CLÁUDIA RIZZI

O nome Claudia Rizzi foi escolhido em homenagem a uma conceituada professora de Língua Inglesa de nossa cidade, nascida no dia 13 de fevereiro de 1957, em Presidente Venceslau, Estado de São Paulo. Ela foi uma das fundadoras da escola “Cultura Inglesa”.