Banner
   
Tamanho Texto

Busca

topo2017 saude

Endemias

Share
Dengue
O que é
É uma doença febril aguda e considerada a mais importante arbovirose  causada por artrópode.

Etiologia
Os quatro tipos de vírus do dengue (den1 ,den2 ,den3 e den4 ) tem antígenos muito similares ,mas são suficientemente diferentes para provocar proteção parcial contra os outros após infecção por um deles . Após um período de incubação de 4 a 6 dias, o vírus esta presente  no sangue dos pacientes durante a fase aguda da doença.

Transmissão
o vírus da dengue é transmitido da pessoa doente para o mosquito sadio que repassa para outra  pessoa através da picada da fêmea do mosquito.

Prevenção
Atualmente a única forma de prevenção é acabar com o mosquito Aedes aegypti eliminando recipientes que possa acumular água.

Febre Amarela
O que é
É uma doença febril aguda de gravidade variável causada por um vírus que compromete vários órgãos, sendo o rim e o fígado os mais atingidos.

Etiologia
Causada por um arbovirus pertence ao gênero flavivírus da família flaviviridade.

Transmissão
A transmissão da febre amarela silvestre é feita através da picada do mosquito contaminado haemagogus que  e ocorre em regiões de matas, florestas e zonas rurais,a febre amarela urbana é transmitida pelo mosquito contaminado Aedes aigypti  e ocorre em grandes centros urbanos, a contaminação é feita no ciclo homem infectado-mosquito-homem sadio.

Prevenção
A prevenção da febre amarela é feita através da vacina que se encontra disponível nos postos de saúde e é feita a partir do primeiro ano de vida com reforço de dez em dez anos
.
Doença de Chagas
O que é
É uma doença grave causada pelo protozoário trypanossoma cruzzi ao homem e a outros animais pela picada de triatominios (bicho barbeiro).

Transmissão
Ao se alimentar do sangue,o bicho barbeiro infectado evacua próximo ao local da picada e ao se coçar a pessoa espalha as fezes contaminadas com o protozoário trypanossoma cruzzi,que penetra no organismo deixando a pessoa doente. ocorre também a infecção por transfusão sanguínea,via digestiva e congênita.

Etiologia
O protozoário foi descoberto em 1909,pelo cientista e médico brasileiro carlos chagas, no vale rios das velhas no lugarejo de lassanci.

Prevenção
As paredes e forros das casas devem ser lisas,sem buracos,brechas ou frestas.Limpar locais que possam servir de esconderijo para o bicho barbeiro. ex: atrás de quadros, camas, malas, armários, madeiras em porões e colchões, construir galinheiros, chiqueiros e pombais afastados das resistências.

Esquistossomose
O que é
Conhecida também como barriga d´agua, xistose, xistosomose doença dos caramujos é uma doença infecciosa provocada por vermes do gênero schistossoma mansoni, inicialmente assintomática que pode evoluir até a forma clinica extremamente grave.

Transmissão
Pessoa doente elimina fezes contendo ovos do  schistossoma mansoni que se transformam em miracidios que penetram nos caramujos que eliminam as cercarias que vão penetrar na pele de pessoas em contato com águas contaminadas com esses caramujos.

Etiologia
Do gênero schistossoma, espécie schistossoma mansoni, foi descrita pela primeira vez no brasil em 1907, pelo inglês sabon.

Prevenção
Manter os rios limpos, não depositando lixo nas margens, não fazer suas necessidades próximos aos córregos e rios ; não fazer ligações clandestinas aos rios, não nadar, brincar, se banhar, pescar ou lavar roupas em córregos.

Leishimaniose Tegumentar Americana
O que é
É uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoário do gênero leishimania, a leishimania é uma ferida também conhecida como ulcera de bauru ou ferida brava.

Transmissão
É transmitida pelo mosquito flebótomo que ao se alimentar do sangue de animais ou homem infectados se contamina e passa a transmitir a doença.

Etiologia
Os protozoários  do gênero leishimania foi descrito por ross no ano de 1903 e compreende varias espécies encontradas em todo mundo.

Prevenção
Manter sempre a moradia limpa e ventilada não permitir animais de abate  dentro de casa, telar portas e janelas ou usar mosquiteiros, construir as moradias 500 metros da mata, manter os animais no mínimo 100 metros de distancia da moradia, evitar passear pela mata a noite e banhos de rio perto das matas.

Angiostrongilíase (caramujo africano)
Angiostrongilíase meningoencefálica

O que é

É uma doença causada pelo verme nematóide Angiostrongilus cantonensis presente nos pulmões dos ratos, que parasita o sistema nervoso central com extrema gravidade. o verme pode também alojar - se no globo ocular, podendo levar até  a cegueira.

Angiostrongilíase abdominal
Doença causada pelo verme Angiostrongilus costaricencis caracterizada pelo comprometimento dos órgãos abdominais podendo resultar em óbito por perfuração intestinal, periotonite e hemorragia abdominal.
 
Etiologia
Causada pelo verme nematóide Angiostrongilus costaricense  e cantonensis foi diagnosticado pela primeira vez em 1971 em crianças na costa rica.

Transmissão
As verminoses são transmitidas através do consumo de alimentos contaminados pelo muco deixado pelo achatina fulica ou por sua própria ingestão.

Prevenção
Não ingerir estes moluscos, manter limpos os quintais e terrenos, não utilizar a concha como artesanato e evitar a proliferação dos ovos na terra.

Acesso Fácil

Saúde

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3257 visitantes