Campanha Arma de Brinquedo

 

 
 

Campanha para que todo comércio de Londrina cumpra a  Lei 9.188 que proíbe a venda de “armas de brinquedo” ganha força na cidade.

Arma não é brinquedo... dê abraços!


arma_nao_e_brinquedoA Lei 9.188 /2003 é para o Movimento pela Paz e Não-Violência um instrumento de reflexão que  ajuda a compreensão “dos porquês”, de ao longo de milênios, nós construirmos esta “Cultura de Violência” na qual estamos todos inseridos na atualidade. 

A banalização de todos os tipos de armas de brinquedo que imitam as armas de fogo, é assustador. Metralhadoras que disparam “balas de espumas” a velocidade de 40 unidades por minuto. Embalagens de chicletes e doces no formato de arma de fogo, que “disparam” o docinho na boca das crianças.  Imagine o pai, ou avo ou o tio dando uma metralhadora-brinquedo ao seu  amor pequenino e dizendo:  - “vá brincar de matar seu priminho”. 
Existe um currículo oculto que educa para a violência.  Ele se materializa através destes brinquedos, nos filmes, nas cantigas de roda, nas historinhas infantis, nos super-heróis, nos discursos triviais bélicos do dia a dia. Existe uma perpetuação  desta cultura a qual estamos todos mergulhados, a Cultura de Violência. Como podemos “mudar o mundo”? Como Educar para a Paz? 
Em 2009 o Conselho Municipal de Cultura de Paz, que tem a função de formular políticas públicas em prol de uma Cultura de Paz, visitou o Prefeito Municipal e pediu que os fiscais da Secretaria Municipal da Fazenda que “fiscalizassem” as lojas. Prontamente o executivo assumiu o compromisso de fazer valer a Lei em Londrina. Os conselheiros, junto com os fiscais foram conversar com os comerciantes, mas também , com os pais, professores, mães, avós, enfim os educadores, para que fizéssemos na cidade uma grande CAMPANHA  para fazer valer esta Lei, e também nos tornarmos uma referencia nacional neste aspecto educativo. 

Confira na íntegra a lei 9.188 que proíbe a comercialização de armas de brinquedo no Município de Londrina.

Nome (opcional):

 

 
 
Nome do Estabelecimento Comercial: (*)

 

 
 
Endereço do Estabelecimento: (*)
 
 
Descrever que tipo de arma de brinquedo é comercializada: (*)
 
 
Validação (Insira os números abaixo) Validação (Insira os números abaixo) Atualizar números
  
 
 
 

Imprimir   Email